terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Notícias e a questão da eleição para os que estão imigrando...

Confesso que o blog tem ficado às moscas... queria postar tanta coisa, começei alguns posts, mas as coisas por aqui tem andando corridas...

Primeiro vamos às novidades... 

Enquanto o processo federal permaneçe na mesma, tenho corrido atrás do meu check-up médico anual... até pedi os exames de sangue, urina e RX típicos do processo só para não ter surpresas lá na frente (yes, I am that paranoid... rsrsrs)...e essa a correria com os meus médicos ainda vai durar umas semanas (sério, minha gente... já estou cansadinha de tanta espetada para tirar sangue...)...

Obviamente a minha correria com médicos não chega nem aos pés da correria de mamis com os médicos... a dor nas costas (que eu devo ter comentado cerca de um mês atrás) continua e continua sem um diagnóstico... não pq os exames não acusam nada, mas pq mamis não consegue fazer os exames... tudo bem que nem tudo é culpa da ineficiência do Hospital do Servidor Público Estadual (estou dando o nome aos bois pq, se de um lado os médicos da minha mãe são excelentes, de outro, a parte de medicina diagnóstica deixa muuuito a desejar)... mas é realmente frustrante... e nessa indefinição, mamis continua medicada com analgésicos fortíssimos e tem ficado cada vez mais abatida... 

E com essas correrias todas... recebi um ultimatum da minha tutrice do FEL (shame on me!!) e bem que tentei cumprir com as exigências dela para continuar no curso... mas não deu... a boa notícia é que, assim que eu estiver melhor de tempo, posso pedir uma nova inscrição no FEL... meno male... 

Ainda estou pesquisando bancos e locais para morar em Montréal... ainda não decidi nada, até pq não dá para decidir muita coisa no momento, mas estou inclinada a abrir uma conta no Desjardins (não tenho fundos suficientes para ser Premium no HSBC, e as poucas agências do Desjardins fora do Québec não são um problema a princípio, até pq eu não estou indo pro Québec cheia da grana para já sair viajando para as outras províncias...)... e no quesito moradia, estou quase que decidida do bairro que pretendo morar... mais sobre os dois assuntos num próximo post :)

E para finalizar, um assunto mais "utilidade pública" para os que vão imigrar em ano de eleição... a questão do da tranferência do título eleitoral e das eleições para quem está fora do Brasil... 

Tenho que confessar que ainda falta um pouco de pesquisa, mas o básico do básico é esse aqui:

1) Transferência do título eleitoral
Pelo que entendi a transferência do título eleitoral para o exterior não é obrigatória, mas quem não transfere, tem que votar (justificar) em todas as eleições, enquanto os com título no exterior votam apenas para presidente. Para fazer a transferência, o eleitor tem que:
- ir até a embaixada ou representação consular responsável pela área em que reside - no caso de Québec, é o consulado em Montréal;
- residir por pelo menos 3 meses no novo domicílio;
- requerer pessoalmente a transferência, juntando os seguintes documentos: identidade brasileira, comprovante que ateste a residência no exterior e título do eleitor;
- lembrando que essa transferência só pode ser requerida antes dos 151 dias que antecedem a eleição.
O pedido de transferência é encaminhado ao Cartório da Zona Eleitoral do Exterior em Brasília, que analisará e processará o pedido, emitindo novo título de eleitor que será encaminhado à repartição diplomática onde o eleitor fez o requerimento de transferência.

Minha matemática não é muito boa, mas para quem ainda está no Brasil em vias de imigrar, a possibilidade de transferir o título eleitoral em 2010 são bem remotas... então, o que resta é a justificativa... 

2) Justificativa eleitoral
A cada turno da eleição, o eleitor deve preencher o 'requerimento de justificativa eleitoral' e entregar de duas formas: 
(i) no dia da eleição, no próprio Consulado;
(ii) pelos correios ao cartório onde está inscrito no Brasil (achei isso arcaico demais... rsrsrs);

junto com o pedido, devem ser anexadas cópia do título de eleitor e prova do motivo alegado. O prazo para envio via correios é de 60 dias a contar de cada turno. A carta deve ser registrada (não entendo nada de correios, mas suponho que o Canada Post tenha um serviço similar à nossa carta registrada...) e o eleitor tem que guardar o comprovante do registro. Lembrando que é o juiz eleitoral que aceitará ou não a justificativa.

Seguem os links oficiais sobre o assunto:

Ainda tenho algumas dúvidas, mas pelo que eu vi, não é nada que dê para eu adiantar aqui do Brasil, então... a questão do título de eleitor vai para a coluninha "things to do in Montréal"... rsrsrs

:)

4 comentários:

Katy 9 de fevereiro de 2010 às 19:40  

Oi Ju tudo bem?
Achei interessante esta sua idéia sobre fazer um check-up antes. Por acaso vc sabe quais os exames que eles pedem? Poderia me passar?

Bjs

Pati 10 de fevereiro de 2010 às 10:42  

OLá Ju, ótimo post, já está salvo aqui... Também entra na minha listinah de coisas a fazer por lá. Agora confesso que dado o atual cenário político nacional me sinto até aliviada em justificar em outubro...

Sobre a sua mãe, espero que descubrar o motivo dessa dor. Desejo muita força para vocês e que Deus as abençoe em um momento tão duro.

Conte com as minhas orações!
bj...

Fernanda 10 de fevereiro de 2010 às 21:31  

Oi Ju,
também estou querendo fazer meu check-up. To desde 2008 enrolando para voltar ao hepatologista (onde fazia acompanhamento) e ainda não tive coragem/tempo. Esse ano estou prometendo a mim mesma que voltarei e farei os exames. Mas ainda não sei quando.
A minha dúvida sobre o check up é de como pedi-los na rede pública. Não quero pagar todos e atualmente estou sem convênio...

Estou torcendo por aqui pelos exames da sua mãe. Logo a coisa se resolve. Quem sabe eles não melhoram o atendimento? A esperança é a ultima q morre.

Bjs
Fernanda

P 11 de fevereiro de 2010 às 09:04  

totalmente utilidade pública, ju! eu, por exemplo, não sabia de diferença da transferência do título para a continuidade dele no brasil.
olha, quanto aos exames antecipados, acho que você faz bem. ainda mais se tiver plano de saúde! aproveita as últimas utilizações dele!!! soube de gente que estava, por exemplo, com proteína na urina, daí bastou mudar um cadinho a alimentação que ficou tudo bem.
:)

desejo paz, descanso e melhoras de clima e de status pra você e sua mamãe nessa correria louca.

bisous!

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP