sábado, 10 de outubro de 2009

La brésilienne qui est allée au Québec...

Quem me conhece sabe que sofro por antecipação e que, mesmo com o câncer de mamis me ensinando muito sobre paciência, já começei a conjugar o verbo attendre e, ao mesmo tempo, matutar sobre todas as variáveis possíveis de acontecer na hora da entevista... inclusive um momento em français do 'The Italian Man Who Went To Malta'...

Para quem não conhece a estória do italiano que foi para Malta, voilà uma versão fofinha:



Anyways, como não quero pagar um mico leão dourado desse naipe na entrevista, e também pq preciso melhorar (e muito, na minha opinião) meu francês já enferrujado, não apenas para a dita cuja, mas para conseguir um emprego na área jurídica (em todos anúncios de emprego que vi, ter um francês oral e escrito impecável é essencial...), resolvi aproveitar o tempo livre para fazer uma imersão no français québécois... de uma forma autodidata já que o $$ anda meio curto por estas bandas...

Como muitos estão nesse mesmo barco, ficam aqui minhas dicas de estudo:

- Grammaire progressive du français - niveau intermédiaire (Editora CLE International) - me propus a fazer 2 unidades por dia para reavivar a gramática que está esquecida em algum lugar do meu cérebro... dependendo do andar do processo, acelero um pouco para terminar esse bendito livrinho azul antes da entrevista... já tive alguns professores que afirmaram que o livrinho azul é suficiente para se aprender bem a gramática francesa, mas quero ver se compro (e faço) o nível avançado no futuro...

- Assistir episódios da série 'Catherine' - li sobre esse seriado no blog Pantoute e, honestamente, a série é bem fraquinha (o que a gente não faz para treinar o ouvido, não é mesmo... hehehe) mas tem dado resultados!! Minha compreensão tem melhorado bastante desde que começei a assistir (acho que já assisti uns 30/40 episódios) e como são de 30 min, passam bem rapidinho... hehehe

- Assistir os vídeos do jornal 24h - Quando quero dar uma pausa na Catherine, assisto esses videozinhos curtinhos (+/- 2 min) sobre as atualidades de Montreal e do Québec... aproveito também para ler as notícias do dia... assisto vídeos em outros sites também, como Radio-Canada e outros canais de televisão do Québec...

- Podcasts - pelo iTunes, dá para assinar os podcasts da Radio-Canada e da Radio Canada International - todos gratuitos :) - tem podcast para todos os gostos, mas eu recomendo o 'Tam-Tam Canada' que tem como temática a imigração...

- Site do Office québécois de la langue française - o site tem muita coisa útil, mas o que eu indico é o Banque de dépannage linguistique (ótimo para tirar dúvidas de gramática, fonética, ortografia, etc... e ganhar vocabulário) e o Le français au bureau (onde se encontram vários modelos de cartas, CVs solicitações e outras cositas mais formais que todo imigrante precisa saber escrever).

- Site do CCDMD (Centre collégial de développement de matériel didactique) - dos sites de francês québécois que vi, este é o melhor!! Tem muito material - teoria e exercícios... show!!

- Banque d'exercises de français no site do MICC - além de um teste de nível, existem vários exercícios para os níveis iniciante, intermediário e avançado... também é muito bom!!

Sei que pela internet tem muito mais sites para quem quer estudar francês (Le Point du FLERFI são exemplos - ouvi muito Le journal en français facile, Les mots d'actualité e Comment vont les affaires? nos meus tempos de Aliança Francesa e recomendo... no entanto, como minha prioridade no momento é melhorar a compreensão do e a français québécois, estou dando preferência àquilo que é produzido no Québec...

Vou ficando por aqui...

À la prochaine,



2 comentários:

Blonde 15 de outubro de 2009 às 09:51  

Nossa, você está estudando mesmo!! Que legal!
Eu também sou advogada de formação e já que vi que não dá para querer advogar ou mesmo trabalhar na área jurídica sem estar completamente à vontade com o francês... Então o jeito é estudar mesmo, né?

Pam 26 de outubro de 2009 às 15:04  

haha muito engraçado esse video, mas não se preocupe não se vc ja foi convocada pra entrevista vc ja foi aceita, foi a primeira coisa que a entrevistadora disse pra minha irmã...hehe...ela só ia conferir os documentos...então relax :)
beijinhos

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP