terça-feira, 24 de novembro de 2009

Rapidinhas II...

Pq as boas informações devem ser repassadas... rsrsrs

1) Palestra "Québec - Terra de Oportunidades" em São Paulo



2) Éconologis
Já tinha lido sobre esse serviço em algum blog no ano passado (sorry, mas realmente não lembro a fonte...), ele está na minha listinha de serviços super úteis para um imigrante recém-chegado (sim... eu tenho uma listinha dessas...) e, com o inverno canadense se aproximando, achei bem apropriado falar um pouquinho sobre o serviço, já que achei simplesmente o máximo...


Todas as informações podem ser encontradas no site oficial do programa. Resumidamente, funciona assim:
- preenchendo os requisitos de admissibilidade, você se cadastra para receber uma visita dos técnicos;
- durante a visita, os técnicos darão dicas sobre como economizar no aquecimento (sem passar frio, obviamente...) e no consumo de água e energia, eles trocarão lâmpadas, melhorarão o isolamento térmico de portas e janelas, instalarão aquelas peças que reduzem o consumo de água nas torneiras e chuveiros (esqueci o nome...), instalarão termostátos elétricos, tudo isso de graça!!! Bão demais!!!!


Eu, que sou jeca em termos de inverno canadense, que sou fã da eficiência energética, e que pretendo chegar por lá em outubro/2010, utilizarei esse serviço com certeza!!!!


3) JURISSEC
Como não podia faltar... uma diquinha para os colegas advogados... trata-se de uma empresa de recrutamento especializada na área jurídica (paralegais e assistentes jurídicos). Várias vagas!!!


4) Debate sobre as consequências da bataille des Plaines d'Abraham
Esse é para quem gosta de história... o debate aconteceu no dia 11/11 entre o historiador canadense Jack Granatstein e o ex-Premier do Québec Bernard Landry... ouvi um resumo da ópera no podcast da Christiane Charette (Radio-Canada) e fiquei curiosa em saber mais, já que o Jack Granatstein defendeu o ponto de vista que o Québec e a cultura francófona québécois só existem hoje pq os ingleses venceram a batalha, e que o Québec, ao se fazer de vítima frente ao federalismo esqueçe que o federalismo canadense é fruto da própria vontade política do Québec. Obviamente o ex-primeiro ministro refutou essas idéias (que eu, particularmente, achei bem interessantes), mas seus argumentos foram bem fraquinhos (tb a minha humilde opinião...).


O link para o podcast está aqui. E o link para uma reportagem em francês está aqui.


Ah, nem preciso falar que o programa da Christiane Charette é bão demais!! O francês dela é tranquilo de compreender, os assuntos são atuais e bem interessentes... sempre que meu iTunes carrega um podcast novo (todos os pod casts da Radio-Canada são gratuitos), ouço no carro, indo ou voltando para o trabalho... tem ajudado bastante no francês!!!


E, para finalizar, fica aqui um trecho do já recomendado documentário 'Canadá, A Peoples History' / 'Le Canada, une histoire populaire' sobre a Bataille des Plaines d'Abraham:



:)

1 comentários:

P 25 de novembro de 2009 às 14:09  

que máximo! queria estar de novo nesse pique de ir me atualizando...

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP