sábado, 7 de novembro de 2009

Pour quoi Montréal...

Depois de quase ter criado guelras e nadadeiras por conta da chuva, estou derretendo nesse calorão fora de época... uma professora minha já dizia que é impossível existir vida inteligente em temperaturas acima de 20º, e eu concordo!! Acho que o meu gene que regula a temperatura corpórea veio com defeito de fabricação... simplesmente não consigo ser produtiva passando calor... mas já foi uma evolução... de quase-peixe virei quase-réptil... pena que o momento não é dos mais propícios para ficar lagarteando por aí... a entrevista está chegando!!! Faltam 25 dias!!!


Mas não foi para reclamar do clima que eu resolvi postar... quero falar um pouco das razões pelas quais optei por Montréal como cidade para imigrar... a verdade verdadeira é que a opção por Montréal está ligada com minha intenção de ser aceita pelo Barreau du Québec e poder advogar por lá... e como esse é um plano que, pelos meus cálculos, pode levar uns 3 anos ou mais para se concretizar, Montréal se mostrou a melhor escolha a longo prazo... pq? você deve estar perguntando... ou não, mas vou responder mesmo assim, ok? :)


1 - para quem quer ser aceito pelo Barreau du Québec, as opções já estão, de certa forma, restritas a Montréal, Ville de Québec, Sherbrooke e Gatineau, já que as faculdades de direito credenciadas pelo Barreau estão localizadas nessas cidades (na verdade não sei se existem outras faculdades de direito em Québec que não essas, mas enfim...). Em Montréal são 3 universidades (UdeM, McGill, UQAM), nas demais apenas uma: U Laval em Québec, U Sherbrooke em Sherbrooke e U d'Ottawa em Gatineau (a faculdade fica, na verdade, em Ottawa e oferece, assim como a McGill o programa de Common Law (Direito Inglês) e Droit Civil (Direito Québécois)). Não sei qual é a concorrência nessas universidades mas creio que Montréal leva desvantagem nesse aspecto... apesar de um maior número de universidades, a população é muito maior...


2 - não querer arcar com as despesas de um carro nos primeiros anos também foi um dos itens que pesou bastante na escolha... a impressão que tenho é que viver sem carro no inverno é mais fácil em Montréal (apesar de Gatineau ter temperaturas mais amenas)...


3 - em Montréal encontrei mais ofertas de emprego para techniciennes juridiques, meu plano B, enquanto não for membro do Barreau... esse aspecto, um dos mais importantes para mim, colocou Montréal na frente e tirou Sherbrooke do páreo... lá são raras as ofertas de emprego na minha área :(


4 - já estou familiarizada com Montréal... conheço alguns bairros, o comércio, o sistema de transporte público, etc... esse foi o aspecto que me fez escolher Montréal... conheci um pouco da Ville de Québec e um pouquinho de Ottawa/Gatineau, gostei muito do que vi, mas foi em Montréal que passei mais tempo e onde me senti chez moi :)

Bom, é mais ou menos isso... fiz minha escolha baseada nesses critérios... e, apesar de mais preparada para morar em Montréal, moraria tranquilamente em Gatineau ou Québec se fosse preciso...

Agora, para terminar, fica aí mais uma razão pela qual quero ir para o Québec:


Poder comprar minha câmera fotografica dos sonhos, sem pagar um preço abusivo por ela*...
* E poder sair na rua fotografando sem medo de assalto é um plus a mais...

Quem me conhece sabe que eu amo fotografar, e que meu sonho de consumo é ter uma SLR da Nikon... mais especificamente, uma D90

No Brasil ela custa míseros...






No Québec...


Ok, não é suuuper barato, mas tb não são 8 mil reais!!! A verdade é que, no fim das contas, uma Nikon D60 me "contentaria" (ha, na verdade uma d60 já está boa demais para as minhas ambições fotográficas...) e por um precito mais acessível (no Canadá, obviamente...) quer ver:


No Brasil, R$ 5.449,00:

No Québec:

Não vejo a hora de poder ter minha câmera bacanosa e de poder sair fotografando livre, leve e solta!!! :)

5 comentários:

Rafael 9 de novembro de 2009 às 10:23  

Essa da câmera é apenas a ponta do ice-berg..
qq outro eletronico também compartilha esse mesmo esquema de preço!! hehehe..

Falando sobre as suas escolhas, acho importante apontar um grande ponto para a sua entrevista.

Pesquise o máximo possível sobre o programa dos cursos de Montreal (para ir preparado para a entrevista).

MAS, SOB HIPÓTESE NENHUMA, MENCIONE A MCGILL.
O MELHOR PARA VOCE É ESQUECER QUE ELA EXISTE!!

porque?! ela é uma das melhores escolas do canadá, sim. mas ela é ANGLO. MUUUITOOO ANGLO!!
Para o/a entrevistador/a, dizer que pesquisou na mcgill pode contar pontos negativos para voce no processo de quebec!

portanto, pesquise a UdM, UQAM, saiba tudo sobre elas, se possivel, até tenha uma preferida. e se o/a entrevistador/a perguntar sobre a McGill, basta voce dizer que nem se preocupou em ver lá porque nao tinha o curso que queria em frances.

Boa sorte, e boa pesquisa!!!

Pati 9 de novembro de 2009 às 16:28  

Oi Ju, respondendo sua dúvida... Eu acho que o nosso processo "caiu" nas novas regras pq mandamos bem pertinho da data... E rolou um papo na EduCanadá de que quem mandasse no final de setembro e se adequasse à lista de profissões em demanda seria enquadrado no processo novo. É uma especulação, mas de qualquer forma achei legal comparar as duas formas de avaliação.

Ah, Montreal fica a 200km de Gatineau, você pode ir lá nos fazer uma visita!


bjs

Pati 9 de novembro de 2009 às 16:33  

Ah, quase esqueci, tb sou fã de fotografia (totalmente amadora, ia ficar super feliz com uma Canol EOS Rebel T1i ou uma Nikon D5000)

Você conhece esse site?
http://www.dicasdefotografia.com.br/
Gosto muito...
#ficadica

Anônimo 10 de novembro de 2009 às 00:35  

Lapin fille comprou uma dessa 60 aqui, era o sonho dela tb, com duas lentes.
Logico que so deixei pq é aqui!! rsrs

Sobre o HSBC eu nao tive problemas, mas pago tudo por intenet. PAra saques, a rede deles é conjugada com a do BMO e do BN, entoa tem em todo canto e nao pagamos tarifas por ser premier desde o BRasil.
Ja o atendimento na agencia (gerencia) eu acho parco. Sempre que mando algum email, a pessoa esta em curso, em treinamento, em ferias, em nao sei que la. Quando menos espero, muda o gerente.
Também acho que eles sao mais dificeis para conceder creditos. Mas mantemos a conta pela facilidade de transferencia de $$ do Br para ca. De qq forma, abrimos facil facil uma continha no BMO, que é muito simpatico e sem complicacao. E ainda isenta de tarifa se deixar saldo de CAD 2000 na conta. Se puder fazer isso como uma poupanca, é otimo!
abraços
Lapin-Mère

P 24 de novembro de 2009 às 08:59  

parabéns por insistir na sua carreira! não é raro o imigrante mudar de área e nem acho que seja ruim, não. mas sem dúvida é incrível ver gente disposta a encarar os leões da validação e licenciamento québecoises. parabéns e muito sucesso!!

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP