sábado, 23 de abril de 2011

Eu li...

'In The Heart of The Country', J. M. Coetzee

(na verdade eu li algumas outras coisas nos últimos meses... alguns quadrinhos, 'Animal Farm', e comecei a ler alguns outros livros que foram largados por 'n' motivos...)

Enfim... há tempos queria ler algum autor africano, e esse livro do Coetzee me chamou a atenção um belo dia na Bibliothèque... a leitura correu a passos pequenos até 1) eu não conseguir mais renovar o empréstimo e; 2) começar a trabalhar longe de casa (para mim, transporte público é sinônimo de leitura... hehehe)

Coetzee é um excelente escritor, e eu gostei bastante do livro, apesar de achar que em alguns momentos o fluxo de consciência do narrador me deixou confusa por demais (suponho, pela própria estória, que isso é totalmente proposital...)

O livro é narrado em primeira pessoa e como disse é um fluxo de consciência... nossa narradora, Magda,  não é exatamente confiável... conforme ela conta os fatos, eles podem mudar de um parágrafo para o outro... e por ser em 1ª pessoa, e a narradora ser uma mulher, em alguns momentos eu até duvidei da masculinidade do Coetzee... hehehe... sério, depois de algumas páginas eu cheguei a pensar que tinha me enganado e que Coetzee era, de fato, uma mulher (afinal J. M. pode significar qualquer coisa... hehehe)... e, sim, ele escreve sobre a psiquê feminina tão bem assim!!

Não quero ficar contando muito, mas o livro trata, entre muitos outros aspectos, das interações entre negros e brancos na África do Sul... e posso dizer que isso foi o que mais me prendeu... as primeiras 50 páginas e as 20 últimas não me agradaram tanto quanto o meio... muita divagação de uma mente insana, para o meu gosto (especialmente no final)... mas o meio, ah, o meio do livro é bom demais e valeu a leitura!

Agora estou lendo 'The Book of Negroes', do Lawrence Hill... acho que vai ser uma leitura mais levinha...

:)

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP