quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Meme literário de 1 mês - versão semanal - semana 1

Ontem eu estava aqui,  lendo o meu feed, quando me deparei com esse post do Colorida Vida e eu adorei!! Sempre quis fazer um meme, e acho que o tema literário tem tudo a ver comigo... A idéia inicial é de postar diariamente, mas eu vou fazer como a Ana Paula e postar semanalmente (evitar a fadiga é essencial... hehehe... e como já fiz um mês de posts diários, não pretendo repetir a dose tão cedo).


Allons-y!

1 - Um livro que te surpreendeu completamente

'O Jogo da Amarelinha', Julio Cortázar

Livro brilhante... em todos os sentidos... 
Eu já sabia que o livro tinha uma estrutura diferente, mas mesmo assim fui surpreendida com a genialidade da coisa... (o autor recomenda a leitura linear até o capítulo 56, que é o fim, e depois uma leitura que imita o jogo da amarelinha, começando no capítulo 73 e que avança e recua em uma ordem dos capítulos indicada pelo autor... e, se quiser, é possível jogar tudo isso no lixo e criar sua própria ordem... como o próprio Cortázar diz, é um livro de infinitas leituras...)
Como já faz tempo que eu o li - em 2003, se não me engano - muito da narrativa já se apagou da minha mente :( Mas, confesso que, em retrospecto, ter lido este livro + Nietzsche + Foucault no mesmo semestre me fez pirar na batatinha... 


2 - Um livro que te fez chorar

'Vidas Secas', Graciliano Ramos

Em uma palavra: Baleia. Tempos atrás eu tentei ler o capítulo da morte da Baleia só para ver se eu aguentava... não aguentei... chorei horrores... 










3 - O melhor livro que você leu nos últimos 12 meses

'Franny & Zooey', J. D. Salinger

Já proferi meu amor por Salinger... e dos 3 livros dele que eu li este ano, Franny & Zooey foi o meu favorito... o conto Zooey em especial... gostei do estilo, das influências orientais, enfim, não entra apenas na lista de favoritos do último ano, mas na lista de favoritos de todos os tempos... hehehe








4 - Um livro que você leu mais de uma vez

'Le Petit Prince', Antoine de Saint-Exupéry

São vários os livros que eu li mais de uma vez (principalmente livros que li em português na adolescência e depois acabei relendo no original)... Acabei optando pelo 'Le Petit Prince' por ser, provavelmente, o livro que eu mais li na vida... praticamente todas as leituras foram na infância, com uma releitura no francês uns anos atrás...







5 - O primeiro livro que você lembra de ter lido

'O galo ciscador', Túlio Bulcão



Lembro muito desse livro. Não da narrativa em si, mas de ter sido o primeiro livro de fato meu... comprado numa feira de livros, escolhido por mim... eu devia ter uns 6 anos... 













6 - Capa de livro favorita

Todas da nova edição capa dura dos 'Penguin Classics'

Meu sonho de consumo é ter todos! A estampa e o acabamento são lindos demais!!









7 - Um livro que achou difícil de ler

'Selected Writings', Edgar Allan Poe

Difícil porque foi o primeiro livro no inglês original que eu li... e ter escolhido Poe para fazer a transição dos livros mastigadinhos para obras mais robustas foi um salto maior que minha perna adolescente podia ter dado na época sem muitos traumas... hehehe... masss, o esforço valeu e depois disso não tive mais medo de ler em inglês. (ok, ainda tenho medo de ler James Joyce no original... e como me recuso a ler traduções do inglês, ainda não li Joyce na vida... mas um dia ainda pego 'Ulysses' para ler!!)

1 comentários:

Tati 10 de novembro de 2010 às 20:49  

Tenho horror de Graciliano Ramos rs Quando li Vidas Secas, aos 14 anos, obrigada pela escola.... quase morri! rs
Sou fã de erico verissímo, do salinger etc adoro o petit prince! mas só comprei a versão francesa em 2008 quando estava em montréal.

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP