terça-feira, 23 de novembro de 2010

Meme literário de 1 mês - versão semanal - semana 3

continuando...

15 - Um livro que te conforta


Nenhum


Engraçado... não tenho esse tipo de relação com livros... tenho músicas que me confortam, filmes que me confortam... mas livros, simplesmente não tenho...

16 - Um livro que você gostou e que virou filme


Nenhum


Quebrei a cabeça para tentar lembrar de um livro que eu li antes de ter virado filme, e não me lembrei de nenhum... Talvez o primeiro seja 'On the Road' mesmo (mas ele ainda não virou; está virando filme... hehehe). Eu li boa parte dos 'Harry Potter' antes de se tornarem filme, mas eu comecei a ler a série depois do primeiro filme ter sido lançado, então, não acho que dá para entrar nessa categoria...


17 - Uma personagem de livro que você gostaria de chamar de seu


Ah... Mr. Darcy ('Pride & Prejudice'), sem dúvida!!! (totalmente influenciada pela minissérie da BBC... hehehe - li o livro em português na adolescência, mas agora quero ler no original)


















18 - Um início de livro que você gosta


'As intermitências da morte', José Saramago




Ainda não li, mas a primeira frase do livro já me deixa curiosíssima: "No dia seguinte ninguém morreu.". 


O que acontece quando a Morte resolve fazer uma espécie de greve?? 


O engraçado é que só tive vontade de ler esse livro (gosto de Saramago, mas estava com outro livro dele na pilha de 'próximas leituras') graças a uma entrevista da Margaret Atwood, escritora canadense que também quero muito ler, por sinal, ao David Suzuki num programa dele chamado "The Botton Line". A entrevista dela foi um dos pontos altos do programa (se não me engano uma série com uns 10 episódios - vale a pena baixar todos no site da CBC - isso se ainda estiver disponível para baixar), e a forma como ela fala do livro!? dá vontade de comprar e sair lendo... a primeira parte eu já fiz... agora é ler!




19 - Um livro que mudou sua cabeça sobre determinado assunto


Como estou tentando restringir minhas escolhas às obras de ficção, esse item ficará vazio... não creio que alguma obra de ficção tenha 'mudado minha cabeça'... óbvio que alguns autores incitam a reflexão (os bons autores, na minha opinião), mas nada de forma tão forte a ponto de eu mudar de opinião com a leitura de apenas um livro... 


20 - Um final de livro supreendente


'A Perfect Day for Bananafish' e 'Teddy', em 'Nine Stories', Salinger


Como minha memória está um lixo, vou com o final desses dois contos... os finais surpreendentes mais recentes... no fundo, acho que não sou uma leitora de livros com finais surpreendentes... leio poucos livros de mistério, nunca li Agatha Christie, por exemplo (mas já assisti o 'Assassinato no Expresso Oriente', cujo final, pelo menos no filme, é surpreendente).


21 - Um livro guilty plesure


Twilight, Stephenie Meyer


Mas só o primeiro... os demais foram assumindo o lado 'guilty', e o 'pleasure' foi diminuindo a ponto de eu não ter terminado o último da série - ruim demais... a minha impressão é que no primeiro foi feito um trabalho melhor em editar as idéias esdrúxulas da Stephenie (e melhorar seu estilo)... depois, com o sucesso, os editores ficaram preguiçosos... pq, pelamor... a mulher é ruim na escrita...




E o interessante é que eu sabia que esse livro teria um lado guilty muito forte... estava resistindo bravamente, até que uma amiga aderiu à febre... aí a curiosidade foi maior... hehehe... o próximo livro com forte fator "guilty" da minha listinha 'próximas leituras' é o 'Eat, Pray, Love'.




22 - Casal literário favorito


Às vezes acho que o meu cérebro funciona de forma diferente, simplesmente pq eu não penso em livros assim... não torço para casal ficar junto no final, não tenho casal favorito... agora, casal favorito no cinema eu tenho sim! mas isso fica para o próximo meme*. ;)


:)


* Vanessa, adorei sua idéia!! 

3 comentários:

Tati 23 de novembro de 2010 às 22:39  

haha adorei sua descrição sobre os livros da Stephenie ... pq eu os acho umlixo!!! hua hua Eu comecei a ler ... a louca - eu sou assim, compro logo todos rs - comprou os 3 volumes disponíveis na época em inglês; mesmo a minha irmã tendo me emprestado o Twilight - ela me dizia: eh bom! Eu, okay, vou ler em inglês é uma livro fácil e eu estou enferrujada e com francès na cabeça. Nâo consegui ler mais do que 20 págs! Não gosto de vampiros! rs

O Eat, Pray and Love eu comprei em Montréal e confesso que nunca parei mesmo para lê-lo. Mas eu gosto do tema etc e é algo mais como dizer, não é vampiros! rs O filme eu gostei bastante.

Bom, é isso heheh

Fiquei mega curiosa para saber dess autora canadense e seus livros!!!!

vanessa 25 de novembro de 2010 às 00:46  

Oba!!!

As dicas de filmes serão mais fáceis de seguir... Vou correr para locadora! ;-)

Beijos!

Zuzus 25 de novembro de 2010 às 14:13  

Oi Ju!!!
Eu tenho a versão bilingue do "Pride & Prejudice". Eu tb não resisto ao Mr. Darcy...rs. Esse livro vai comigo para Montréal. Se não tiver lido até lá, emprestarei o meu para vc!
Beijos,
Zuzu.

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP