terça-feira, 16 de novembro de 2010

Meme literário de 1 mês - versão semanal - semana 2

Continuando... :)

8 - Um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez


'A Spaniard in the Works' e/ou 'On His Own Write', John Lennon


E é um livro que poucos lerão, pelo menos no Brasil... eu li partes deles uma vez, cópia dos livros do professor de Oficina de Texto, lá nos tempos da faculdade de cinema... sempre que vou em sebo dou uma procurada pelos livros do John Lennon, sem nunca ter encontrado nada... se não me engano, só existe uma edição em português, traduzida pelo Paulo Leminski, com os dois livros. Ambos são nonsense puro (que eu amo, por sinal), com direito a ilustrações do próprio Lennon... uma jóia!!! Pena que restrita a uns poucos...





9 - A melhor cena que você já leu


'Flush, A Biography', Virginia Woolf


Talvez não seja 'a melhor', mas é a melhor das que eu me lembro agora... O livro é cheio de ótimas cenas, simplesmente por ser um livro escrito sob a  ótica de um cão (I'm a dog person, ok? hehehe)... e não de qualquer cão, do cocker spaniel da Elizabeth Barrett Browning...  segue um trechinho favorito no qual Elizabeth depois de se casar às escondidas com Robert Browning, foge para viver na Itália:


"Hours, days, weeks, it seemed of darkness and rattling; of sudden lights; and then long tunnels of gloom; of being flung this way and that; of being hastily lifted into the light and seeing Miss Barrett’s face close, and thin trees and lines and rails and high light-specked houses — for it was the barbarous custom of railways in those days to make dogs travel in boxes — followed. Yet Flush was not afraid; they were escaping; they were leaving tyrants and dog-stealers behind them. Rattle, grind; grind, rattle as much as you like, he murmured, as the train flung him this way and that; only let us leave Wimpole Street and Whitechapel behind us. At last the light broadened; the rattling stopped. He heard birds singing and the sigh of trees in the wind. Or was it the rush of water? Opening his eyes at last, shaking his coat at last, he saw — the most astonishing sight conceivable. There was Miss Barrett on a rock in the midst of rushing waters. Trees bent over her; the river raced round her. She must be in peril. With one bound Flush splashed through the stream and reached her. “. . . he is baptized in Petrarch’s name,” said Miss Barrett as he clambered up on to the rock by her side. For they were at Vaucluse; she had perched herself upon a stone in the middle of Petrarch’s fountain."

(o que eu posso dizer? Como a menção à Baleia já deve ter indicado, sou fã da antropomorfização canina na literatura... hehehe)

10 - Um livro que você não terminou de ler


'Guerra e Paz', Leon Tolstói


Infelizmente essa é uma categoria com muuuitas opções... a começar pela Bíblia... hehehe... pois é... eu, com meus 8 anos, resolvi que leria a Bíblia... obviamente foi o primeiro livro que eu deixei de lado (e olha que eu fui persistente e li bastante coisa, principalmente do Antigo Testamento...), e que, de certa forma semeou a minha contrariedade a religiões organizadas... Mas... não quero ficar falando da Bíblia... Escolhi Guerra e Paz porque é um livro que eu ainda pretendo ler... e pq, novamente, meu 'eu' adolescente foi ambicioso demais... eu li uma versão antiga da biblioteca municipal daqui de Santo André, traduzida do inglês e não do russo (se eu já não gosto muito de tradução... tradução da tradução é o ó!!), e durante todo o tempo ficava me perguntando a razão das pessoas terem aquilo como uma das grandes obras da literatura mundial... foram várias renovações, até que, depois de não ter lido nem 100 páginas, desisti... por enquanto...

11 - Seu tipo de livro favorito


Gosto do que é bom... ;) Dos 'clássicos'... De literatura infantil... E de vez em quando um best seller...

12 - Um livro que te faz lembrar de alguém


'Crepúsculo', Stephenie Meyer


Não estou brincando... o livro vai sempre me fazer lembrar de mamis... pois era o que ela estava lendo...

















13 - Um livro que você gostaria que virasse filme


Nenhum


Não gosto que livros virem filme... :) Apesar de saber que boa parte dos filmes são adaptação de alguma obra literária, gostaria de ver mais originalidade do que adaptação nos roteiros... Mas, depois de ter falado tudo isso, confesso estar curiosa para ver 'On the road', dirigido pelo Walter Salles... não li 'On the road' pensando 'nossa, deveria virar filme', masss, gosto da direção do Walter Salles e ele sabe fazer 'road movies', por isso a curiosidade...

14 - Personagem de livro favorita


São tantos que eu não consigo definir um só...


Sorry... mas, para não ficar um vazio, digo que Teddy, do conto 'Teddy' ('Nine Stories', Salinger) é um dos meus favoritos atuais. Mas, o que me leva a mencionar Teddy é que ele me fez lembrar muito da Nhinhinha, do conto 'A menina de lá' ('Primeiras estórias', Guimarães Rosa), outra personagem favorita.

:)

1 comentários:

vanessa 17 de novembro de 2010 às 17:08  

Oi, Ju!
Vc fez cinema! Que legal! =) Muito interessantes esses livros que vc vem postando... Não vejo a hora de ter tempo de ler coisas que não seja de Sociologia e política.. hehe! =) Eu gosto, mas não me leva para outro mundo, sabe? Pro sentimento ou pro sonho... ou pro pesadelo, pq nao!? rs!

Seria legal se vc fizesse um de memo de filmes tbm! Vc deve ter ótimas dicas.
Bjs!

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP