sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A entrevista...

Bom, gente... conforme prometido, o post com os detalhes da entrevista!!


Mas antes de falar sobre a entrevista em si, preciso dividir com você a bobagem que eu fiz... bom, para os que não me conhecem, eu sou daquele tivo de pessoa que, diante de um prazo, eu faço 90% do trabalho com uma super antecedência e fico procrastinando a finalização (sempre acho uma coisinha para acrescentar... rsrsrs)... E com o meu projeto foi a mesma coisa... já tinha algumas coisas prontas e já impressas (mapinha com os arrondissements que eu tenho interesse em morar com as ofertas de imóveis para alugar, as ofertas de emprego, as informações sobre imigrar com cães, etc...) mas o grosso do projeto, uma apresentação em PowerPoint com budjet para o 1º ano, planejamento para 5 anos no Québec, informações sobre Canadá, Quebéc e Montréal, sobre as faculdades de direito, sobre o Barreau, tudo isso eu deixei para imprimir na véspera da entrevista (idiotice da minha parte... eu sei...).


Obviamente meu querido amigo Murphy resolveu dar as caras naquele noite e meu note simplesente travou... alguns programas abriam PowerPoint, Excel), outros não (Word, Outlook, Firefox, antivirus, internet) e não conseguia imprimir nadica de nada... passei a noite tentando resolver o problema... e nada de conseguir imprimir... vou dizer que não senti pânico diante da situação (afinal, fiz todo o projeto sozinha, tudo que estava ali era fruto de 1 ano e meio de pesquisas e se me perguntassem qualquer coisa eu saberia responder de cabeça) mas a frustração foi enorme (um sentimento de nadar quilômetros e morrer na praia), afinal, o projeto pode não ser o mais importante numa entrevista, mas é uma prova física do seu emprenho e das suas pesquisas...


Anyways... diante da impossibilidade de imprimir o projeto, fui dormir... e por incrível que pareça dormi bem (acho que um ano com o câncer de mamis me deixou uma pessoa mais zen...)... acordei no dia seguinte, tentei novamente imprimir o projeto... e nada... decidi que levaria o projeto num pen drive para tentar imprimir numa lan house e, se isso tb não desse certo, levaria o note tb... se o entrevistador quisesse ver alguma coisa do projeto, mostraria pelo note mesmo e paciência...


Minha entrevista estava marcada para as 11h e cheguei no Escritório às 10h, já derretendo de calor com o sol absurdamente quente já que meu carro não tem ar condicionado :(... perguntei na recepção do prédio se havia alguma lan house por perto e, nem a recepcionista, nem o segurança, conheciam alguma... eles disseram que talvez no shopping tivesse uma, mas eu acabei desistindo de sair... primeiro pq o sol estava muito quente e o que eu menos queria era chegar toda descabelada, suada e ofegante na hora da entrevista e segundo pq essa saída não garantiria que o dito cujo seria impresso...


Enfim, subi e fui esperar o horário da entrevista... logo que cheguei, apareceu o entrevistado das 10h... conversamos um pouco e descobri que não só moravamos na mesma cidade (Santo André), mas em bairros muito próximos (eita mundinho pequeno!!!)... logo em seguida a porta se abriu, saiu um casal (suponho que eles tenham conseguido o CSQ, mas como eles estavam com uma expressão meio Mona Lisa, acabei ficando na dúvida... rsrsrs) e o Alex entrou... e eu continuei esperando... li um pouco em francês, dei uma olhada nas revistas de comércio exterior que estavam por lá e assisti um pouco do DVD que estava passando (não era o Cirque du Soleil, mas um show, que depois descobri ser de músicas tradicionais québécois)... depois de uns 45 min, a porta se abriu novamente e o Alex saiu com um sorriso que não deixou dúvidas que ele tinha conseguido o CSQ... rsrsrs... conversamos mais um pouquinho e ele foi embora...


Depois de mais uns minutinhos de espera o M. Leblanc me chamou... entrei na sala, ele se apresentou e indicou a cadeira para eu sentar... começou pedindo os documentos de praxe (certidão de nascimento e passaporte) e perguntou para que cidade iria, minha data de nascimento e se eu era advogada... disse que sim, e ele pediu a carteira da OAB (não estava esperando que ele me pedisse a OAB, mas como ando sempre com ela na carteira, não tive problemas...)... depois disso ele perguntou quantos anos de estudos eu tinha e pediu os meus diplomas e notas, primeiro o da faculdade (ele fez uma brincadeira dizendo que meu diploma ainda estava novinho... rsrsrs) e depois do colégio (perguntou se o colégio era normal ou técnico)... ele se interessou por um certificado que estava junto com o diploma da facul e eu repondi que era o comprovante de realização do trabalho de conclusão de curso e ele novamente se mostrou interessado, agora pelo tema... respondi que nunca tinha conseguido traduzir para o francês o tema do meu trabalho, mas que inglês era "environmental refugees", ele pediu para eu explicar o que eram os refugiados ambientais e depois da minha explicação (em francês) ele tb não conseguiu dar uma tradução apropriada... rsrsrsrs...


Daí passamos para a experiência de trabalho... ele pediu minha carteira e ficou meio confuso na hora de encontrar as datas de início e termino dos meus estágios... ele inclusive computou a menor o tempo do meu último estágio e eu tive que, educadamente, corrigi-lo... ele agredeceu meu aviso e fez piadinha sobre a dificuldade que ele tinha em contar meses... rsrsrs... ele perguntou se eu estava trabalhando atualmente e eu disse que sim, mas que eu tinha só um mês de trabalho e que não tinha nem contrato de trabalho nem contracheque já que o meu primeiro salário eu só iria receber agora na próxima semana... ele novamente fez piadinha, perguntando se eu iria festejar meu salário e eu respondi que sim... rsrsrs... achei que ele não fosse contar esse mês, mas ele contou sim!!! Realmente não esperava por isso - não que esse mês fez alguma diferença na pontuação, mas me mostrou que ele tinha ido com a minha cara, o que é um super plus a mais!!!


Depois disso ele pediu os comprovantes de francês e inglês e perguntou pq eu queria imigrar para o Québec e pq Montréal, respondi enquando ele colocava algumas informações no computador e ele perguntou o local onde ficava a escola que eu tinha estudado (LSC em Montréal), respondi o nome da rua e a estação de metrô mais próxima (preferi pecar pelo excesso... rsrsrs)... e aí ele me perguntou sobre os meus planos A, B e C... disse que meu plano A era obter a equivalência e me tornar advogada no Québec... disse tb, como a equivalência demoraria alguns anos, que trabalharia como parajuriste ou assistente juridique como plano B e que, se não conseguisse emprego como parajuriste nos primeiros 6 meses em razão do francês, continuaria estudando o francês e que procuraria algum emprego que me permitisse melhorar a fluência oral em francês para depois retornar à área jurídica...


M. Leblanc respondeu que, em razão do meu perfil, eu deveria esquecer o plano C e me focar no plano A e B... ele também falou um pouco das exigências do francês para a área jurídica e deu uma aulinha sobre a procura do emprego no Québec... depois das explicações ele pediu para ver as ofertas de emprego que eu tinha levado e deu mais uma aulinha sobre o mercado de trabalho e as vagas na área jurídica! (essas informações mais específicas sobre a área jurídica serão colocadas num post próprio... até pq este já está ficando grande demais... rsrsrs)... ele gostou muito de uma das ofertas, inclusive falou que a vaga tinha meu nome escrito - e escreveu 'Juliana' no anúncio... rsrsrs (não falei que ele é um fofo!!!). Disse que eu já deveria me lançar no mercado de trabalho québécois e começar um networking aqui do Brasil e deu mais umas dicas muito úteis... nesse momento eu já estava mais do que certa de que o CSQ era meu, afinal, ele não iria dar tantas dicas para depois dizer que eu não tinha sido aceita... rsrsrs


No final, ele voltou ao computador, e pediu para eu ir pegando uns papéis em cima da mesa (listinha das pofissões regulamentadas, lista de sites sobre o Québec, lista com os endereços e contatos do MICC para cada região e informações sobre a Francisation en ligne). Ele me entregou o guia Apprendre le Québec, e recomendou que eu desse entrada à equivalência de estudos do MICC ainda no Brasil. Por fim, ele entregou o CSQ!!! Explicou qual via era minha e qual iria junto com o processo federal, me desejou boa sorte, elogiou bastante minha entrevista e me acompanhou até a porta, sempre muito bem humorado.


C'est ça!!! CSQ na mão, carimbei o ticket do estacionamento e fui pro trabalho... com um sorrisão no rosto que não saiu até agora!! :)


Alguns comentários gerais:


- não rolou aquela pausa básica, rufar dos tambores e o já famoso "Félicitacions, vous êtes acceptée"... mas vou dizer que só me toquei disso quando estava no carro.. rsrsrs...


- ele tb não falou sobre o reembolso dos cursos de francês feitos na Aliança Francesa ou SENAC após o CSQ e tb não recebi nenhum documento sobre o assunto (se bem que eu comentei no meio da entrevista que estava nos meus planos terminar o curso avançado de francês ainda no Brasil e fazer um curso de francês escrito no SENAC, aproveitando o reembolso oferecido pelo MICC).


- ele não pediu para ver nada do meu projeto, exceto as ofertas de emprego...


- este post não é uma apologia de que o projeto na entrevista é irrelevante!! Muito pelo contrário!! Meu projeto não é só para a entrevista, é para a minha vida lá e é um resumo de mais de um ano de pesquisas quase que diárias... e se não fosse todo esse estudo e planejamento eu não poderia demonstrar verbalmente ao M. Leblanc que estou preparada para imigrar...


- e para esse post ficar mais light, segue uma das músicas que me chamou atenção assistindo o DVD na sala de espera (do show 'Viens chanter ton histoire' que aconteceu em julho/08 na Ville de Québec)... ela se chama "A la claire fontaine" e muitos québécois a consideram o hino do Québec (essa música já foi hino da Nouvelle-France)... a banda se chama 'Mauvais Sort' (ainda bem que na hora eu não prestei atenção no nome... do jeito que sou encucada, poderia pensar que era um mau presságio!!! rsrsrsrsrs)





4 comentários:

Tati 5 de dezembro de 2009 às 20:50  

Parabens!!!!!!!! Todos falam que o M Leblanc é super gentil e conta cada detalhe como um ponto cada plus que a gente tiver como um ponto positivo.

Oui, conheço essa música, esse show faz parte dos shows que tiveram na ville de québec para as comemoraç~eos dos 400 anos de Québec? Eu não me lembro mais se nessa época já tinham shows.. eu acho que sim! Enfim, eu tenho dessa leva de shows de Québec 400 anos, o show da Céline Dion com convidados e ela e os irmãos dela cantam essa música no final.
Eu vi pela televeisão alguns shows, vi a Isabelle Boulay que eu adoro! rs rs Tem também a Marie-Chantal Toupin que eu gosto muito tb! hhe bom, é isso rs rs rs

Bonne chance!!!!!!!!

Agora é dar entrada no federal e ter muita paciência para esperar o pedido dos exames médicos!heheeh

Bom final de semana!!!

Tatiana

Rafael 6 de dezembro de 2009 às 20:28  

Mruphy SEMPRE dando as caras né?!?

Parabéeennnssss!!! Muito boa a narração..

O Casal que saiu todo feliz não seria o http://patitando.blogspot.com/ ?!? pelo que vi dos horarios, acho que foram eles sim!!

E o nosso chopp??! Marcado!?!

Beijos

P 6 de dezembro de 2009 às 21:00  

parabééééńs!!! murphy é fogo, mas no fundo o projeto é mais pra isso: se familiarizar com seu iminente futuro. no fim das contas eles só avaliam uma parte do material impresso.

achei o máximo ele falando pra você esquecer o plano c. eu também tenho plano c, c'... mas honestamente, não é querendo ser besta. é pensar: o québec nos elegeu por sermos qualificadas. precisamos meeeeesmo jogar a qualificação fora só porque o plano a e b serão mais difíceis?
agora é antecedentes no rio e chopinho!!!
:)

Tania Vianna 3 de janeiro de 2011 às 10:50  

Olha gostei da sua narrativa da entrevista. Eu e meu marido estamos fazendo francês na École québec, no RJ, onde moramos.
Na entrevista,quando ocorre de se atrapalhar c/ o francês pode-se usar o inglês?
Obrigada e feliz ano novo....
sagacanadense@blogger.com

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP