quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Conversas com a minha vó...

A vecchia... 
Hey peeps!

Com a falta de novidades no front 'processo', e com a Nina já bem melhor da cirurgia (yay!), vou falar um pouquinho de uma das minhas atividades favoritas nos últimos dias na casa da tia (que cuida da vó, by the way): conversar com a minha nonna!!

Acho que 'conversar' seria um pouco de exagero da minha parte, já que minha vó se limita a alguns segundos de conversa de cada vez.... não que ela tenha alguma doença degenerativa, ou sofra de senilidade... mas ela, nos seus quase 100 anos, não faz questão nenhuma de usar um aparelho para melhorar sua audição, ou checar sua visão... logo, a vecchia está praticamente surda e já não enxerga muito bem...

Outro ponto importante, é que a vecchia não faz mas questão nenhuma de ser um ser social, ou sociável... logo, ela fala o que lhe convém e se ela se cansar de tentar conversar com você, ela abaixa a cabeça e, pronto, papo encerrado ... e eu adoro isso nela!!! como eu gostaria de poder fazer isso de vez em quando... hehehe

Então, vamos às transcrições de alguns de nossos diálogos:

- No dia do meu aniversário:
Vó: Quantos anos você está fazendo Juliana?
Eu (já sabendo onde a conversa vai chegar): 28...
Vó: E não vai casar não? Você precisa arrumar um marido!
(Confesso que deu uma vontadinha de lembrar a vecchia que das 3 filhas dela, nenhuma se casou, e que mamis foi a única que se aventurou numa união estável... mass... iria dar trabalho demais fazê-la ouvir direito tudo isso... hehehe)

- Sobre seu aniversário de 100 anos...
Eu: A vó vai fazer 100 anos... vai ter que ter festão, né? (detalhe, até ela entender tudo isso, tem que repetir tudo váaarias vezes... hehehe)
Vó: Eu quero mesmo é morrer... mas não há meio... 
Há! É por essas e outras que eu gosto da minha vó... e do meu vô... que também falava umas coisas dessas nos seus últimos anos de vida... a melhor do meu vô foi "São Pedro esqueceu de mim"...

- O que ela mais me pergunta
Vó: Juliana, quando você vai embora? (e não, ela não usa um tom lamentador, é um tom de 'vai embora logo' hehehe)
Eu: Não sei vó...
(outro dia eu disse 'Setembro, vó' para ver se ela parava de perguntar... aparentemente, ela parou... pena que, pelo andar do consulado, o 'setembro' não vai ser realidade...)

- Sobre macarrões
Eu: Lembra, vó, que a senhora fazia macarrão? E no mesmo dia você pegava um pouco do macarrão que estava secando para fazer sopa de feijão? Tão gostoso, era minha sopa favorita quando eu era pequena! (novamente, para ela ouvir isso demorou!!!)
Vó: Abriu um sorriso tão lindo, mas tão lindo, (e fazia tempo que eu não via minha vó sorrir... ) que eu tive que agradecer por estar passando esse tempinho com ela...

:)

3 comentários:

Alice no País das Maravilhas 13 de agosto de 2010 às 09:44  

Oi Ju!

Ai que lindo esse post, acho que o mais bonito que você já escreveu! :)

Lembrei da minha vó, da minha bisa... tudo italiana maluca e sem papas na lingua!

To doida pra ficar uma velha maluca que fala o que quer! Aí ninguém me segura! *rindo*

Beijinhos,
Alice

Bea 14 de agosto de 2010 às 00:06  

aaaawwww, vó é tudo de bom! eu sinto uma saudade imensa da minha vó, que me chamava de "moca" pq eu conseguia escutar o que falava... hehehhe, ela falava bem baixinho.
moca quer dizer surda, nào sei se vc conhece essa expressão...
aproveite sua veinha!! :)
bjos!

Unknown 14 de agosto de 2010 às 18:10  

Que delícia deve ser sua vózinha,eu tenho uma também, mas é de coração, na verdade nos adotamos,ela é vó de meu maridinho,rsrs.. está com 97 anos e é kardecista! show né??

Lindo post!!
Ps: sumiu hein??

Bjss

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP