segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Liba, Liberdade...

'Odi et amo' (Odeio e amo - início do poema 85 de Catulo)... acho que não há nada melhor para descrever meus sentimentos por São Paulo... tem muita coisa em São Paulo que deixa meu coração espinhento (a ponto de achar que a solução seria explodir tudo e todos... hehehe), mas não se enganem, eu também amo muito São Paulo e vou sentir falta de muita coisa aqui, e, levando em conta que o Consulado está me dando um tempo extra na 'Paulicéia desvairada', tenho tentado curtir um pouco das coisas que vão deixar saudade antes de eu ir... e a Liberdade é uma delas... nossa, como eu adoro a Liba!! E mais do que isso, eu adoro suas comidinhas!!

Ir na Liba no domingo de feriado é programa de índio, né?? É!! Mas estava com uma vontade de comer takoyakis...  

Coisas orientais me agradam desde criança... culpa do Changeman, Jaspion e Jiraya?? Pode ser... culpa de mamis que me fazia tomar bancha (chá verde) depois das refeições?? Pode ser também, mas eu confesso que eu odiava o bancha... chá sem açúcar?? aos 8 anos de idade?? no way! Mas o fato é aos 6 anos eu odiava feijão, mas adorava um manju (docinhos recheados com feijão azuki), adorava aqueles estojos japoneses cheios de lero-lero (com vários botões para apertar de onde saiam cola, tesoura, régua, borracha, yada yada), adorava desenhos japoneses e, obviamente, Changeman, Jaspion e Jiraya (Changeman era o favorito... e eu tinha fantasia da Change Mermaid!! hahahaha) e tinha uma invejinha das coleguinhas orientais (todas descendentes de japoneses) pq elas tinham as coisas mais fofas e diferentes (e essas coisas sempre  vinham do Japão)...

Takoyakis... bolinhas com recheio de polvo... sou doida por eles... e espero encontrá-los em Montréal (vivo sem arroz & feijão, mas não vivo sem takoyakis!! hehehe)... 

E, obviamente, adoro desde a infância a Liberdade... quando criança, ir na Liberdade era ver o diferente, um pouquinho de outro país aqui em São Paulo (e ver também a minha igreja favorita na época, a Santa Cruz das Almas dos Enforcados.... adorava o nome!! e a fachada sinistra que ela tem... e não me estranhem... eu sempre fui meio sinistra... hehehe... um dos meus passeios favoritos da infância?? Cemitério da Consolação!! Sempre feito com uma das tias e a prima Karina...)

Hoje em dia, entretanto, minhas visitas à Liba estão muito mais relacionadas com comida! Comer uma comidinha oriental 'in loco' ou comprar coisinhas orientais para preparar em casa...

Imagawayaki (massinha com recheio doce de feijão azuki)... outra parada obrigatória na feirinha de domingo!!
Só que, infelizmente, ela tem andado bem capenga... conservação nota zero! Jardins fechados para evitar a depredação, boa parte da iluminação típica do bairro não funciona... enfim... para mim, a Liba merecia um pouco mais de carinho e atenção - do poder público e dos frequentadores... Ainda assim, mal conservada, ela vai me deixar muita saudade!!! Montréal tem um 'Quartier Chinois', mas ele me decepcionou tanto... não chegou nem aos pés da minha boa e velha Liba...

:)

P.S.:

Ficou faltando a foto da Igreja dos Enforcados (a verdade é que tirei pouquíssimas fotos no domingo)... mas a muvuca estava tão grande que eu não aguentei e fui embora... tirarei fotos dela (e de outros pontos da Liberdade) outro dia...

Leiam Catulo! Típica leitura que te faz perceber que depois dos gregos 'nada se cria, tudo se copia" hehehe...

Poema 85 na íntegra:

Odi et amo. Quare id fasciam, fortasse requiris.
Nescio, sed fieri sentio, et excrucior.

Odeio e amo. Talvez queira saber 'como'?
Não sei, só sei que sinto, e crucifico-me.

(típico poema que me tira o fôlego... tão simples, poucas palavras, e tão profundo nos sentimentos!!)

1 comentários:

Anônimo 7 de setembro de 2010 às 12:01  

Juliana, dessas bolinhas com recheio de polvo, lula etc. têm bastante aqui nos mercadinhos asiáticos!

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP