Eu li...
Quase todos os livros da série Paul... do Michael Rabagliati e amei!
São ao todo seis livros (HQs by the way)...
E eu já li todos... na verdade falta apenas terminar o Paul à Québec (nesse está rolando uma procrastinação básica já que, bem no comeco, aparece um quadrinho do sogro do Paul com umas marcas que o Paul não sabia o que era, mas eu sei que são marcas da radioterapia - o que o câncer não ensina, não é mesmo? - então eu já sei o que vai acontecer e, por isso, enrolo... hehehe)
Mas voltando ao que eu adorei em Paul... os quadrinhos são de uma beleza simples... Paul é um cara comum, vivendo uma vida comum em Montréal, e dá para perceber o amor que o Michael tem pelo Québec em todas as estórias... ele fala do cotidiano e dos costumes daqui e, mesmo com pouco tempo de casa, já percebi que adquiri alguns e dei muita risada com isso...
Li todos eles em québécois (existem versões em inglês, mas não sei se teria a mesma graça) e, mesmo com o francês capenga, a leitura flui gostosa! Estou gostando muito de ler quadrinhos em francês, acho uma forma muito boa manter uma leitura em francês e não se sentir um ser incapacitado por ter que recorrer ao dicionário o tempo todo... Junto com Paul tenho lido Tintin também (mas esse no francês internacional - peguei uma das estórias adaptada ao québécois e não consegui ler 3 páginas! Tintin falando 'chui' soou muito estranho para mim... hehehe...)
Uma curiosidade... a capa do último álbum do Mes Aïeux (La Ligne Orange) foi feita pelo Rabagliati. Adoro esses poucos graus de separação entre coisas que eu curto... :)
Para saber mais sobre o Michael Rabagliati e o Paul é só clicar aqui. Todos os livros estão disponíveis na Grande Bibliothèque.
Fiquem com um tira gosto... extraído do 'Paul dans le Metro', uma compilação de short stories...
:)
1 comentários:
Acabei de ler os quadrinhos:) Uma graça:)
Abraços!
Postar um comentário