segunda-feira, 2 de maio de 2011

Usando o sistema de saúde québécois...

Hey peeps!

Pois é... passei hoje pela primeira vez pela emergência de um hospital aqui... e saí de lá sem traumas... hehehe... bora relatar o causo?

Bom, hoje eu acordei com uma dor nas costas, na altura dos rins... fui trabalhar normalmente, até pq a dor não era muito intensa... o problema é que a dor foi piorando ao longo do dia, acompanhada de náusea...

Se, normalmente, para dor, eu tomo tylenol ou ibuprofeno (advil) antes de pensar em ir num médico (eu já fazia isso no Brasil, e não tem muito pq mudar aqui), como a dor não tinha cara de ser muscular ou óssea, e parecia ser nos rins, fiquei com medo de tomar qualquer coisa e piorar a situação (mamis perdeu um rim quando eu era pequena e, como consequência, sempre me preocupei muito com os meus)... passei o dia todo debatendo se ia ou não ao hospital... queria saber o que tomar para a dor (muito medicamento sobrecarrega os rins), descartar algo mais sério, mas ao mesmo tempo sabia que, sem febre, meu tempo na sala de espera poderia ser longoooo...

No fim das contas resolvi ir à emergência e escolhi o Hôpital Général Juif, em Côte-des-Neiges, primeiro pq já me falaram bem dele, e segundo pq é próximo do minha futura morada... minha intenção é manter meu prontuário num hospital só, e nada melhor que ele seja o mais próximo possível de casa...

Enfim... cheguei lá umas 17:40, demorou uns vinte minutos para a triagem e registro (com direito a pulseirinha de identificação... hehe), mais um tempo de espera e um enfermeiro me chamou para ir para uma salinha de exame colocar a belíssima camisola hospitalar e aguardar o médico... mais um tempinho de espera, o médico chegou, fez uma série de perguntas, me examinou e pediu exames para descartar um quadro infeccioso... mais uma esperazinha, os resultados voltaram, foi descartada uma infecção, o médico me liberou prescrevendo tylenol para a dor e recomendando retornar ao Juif no caso de alteração nos sintomas...

Ao todo não fiquei lá mais do que duas horas e meia... tempo que eu considero excelente!! Mesmo para os padrões de hospital privado / convênio médico que eu tinha acesso em Santo André e São Paulo...

Pelo que eu entendi, o hospital tem dois setores de emergência, o vermelho para os casos mais graves e o azul para o restante... fui atendida na área azul... e pela triagem o meu grau de emergência era mediano... não sei se dei sorte ou o quê, mas quero manter os óculos de Pollyanna por enquanto...

Bom, é isso... agora vou tomar uma sopinha e esperar o tylenol fazer efeito... Inté!

:)

3 comentários:

Apoema 3 de maio de 2011 às 00:55  

Meus votos de melhoras:)Bj.

Anônimo 3 de maio de 2011 às 09:18  

Vc achou bom esperar 2 horas pra tomar um tylenol? Sem exame nem nada?
Aqui no brasil isso seria motivo pra escândalo.

Anônimo 3 de maio de 2011 às 11:09  

Melhoras, Juliana.
E obrigada pelo relato. Acho o que mais me assusta é relatar qualquer coisas em francês sentindo dor!
Sobre o atendimento, concordo 100% com vc. Aqui em Brasília é exatamente o tempo que esperamos em um hospital particular para sermos atendidos. É assim: senha/espera/recepção/espera/consulta/espera/medicação na enfermagem. Isso porque nem existe triagem, só se a pessoa estiver nas últimas! Olha, não sei como é no resto do Brasil, mas aqui no DF a saúde é um caos. E falo de ambas, privada e pública!

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP