domingo, 3 de julho de 2011

Curso de francês, um retrospecto...

Pois é... hoje foi o último dia (o curso terminou no dia 22.06, eu comecei a escrever, mas faltou tempo) do nível 5 de francês no Centre William-Hingston... passei com um aproveitamento bem legal para o nível 6 e quero deixar aqui minha opinião sobre o curso...

Primeiro tenho que falar que o Centre é muito bem equipado... cada sala com seu data-show e seu mac, uma biblioteca legalzinha (fora a biblioteca maior no mesmo prédio, que faz parte da rede de bibliotecas de Montréal), sala multimidia com lousa interativa, sala para praticar a compreensão oral... enfim, nunca tive esse tipo de apoio nas escolas de línguas brasileiras (e olha que fiz cultura inglesa e aliança francesa... que sempre foram mais bem equipadas que a média).

Gostei muito da professora! O foco do curso não é o francês escrito, mas sempre praticavamos a escrita (até percebi uma melhora significativa... não que eu ajá consiga escrever bem, mas já é um começo, não?). Ela é bem dinâmica e durante o curso fizemos algumas atividades interessantes, como assistir ao ensaio de uma banda e bater papo com eles depois... assistimos a vários filmes québecois durante a aula, sempre com discussões após cada sessão... fomos a uma exposição de um artista québécois (que eu adorei, ia comentar aqui, mas acabou passando) com direito a bate-papo com a curadora, enfim... achei que o curso foi muito proveitoso.

Todos os professores do centre são assim? Não, não são... Na verdade acho que, para o que eu quero mais para frente, esse tipo de curso deixa um pouco a desejar... o foco é o oral (e isso é muito bom e importante), mas o nível 6 é um intermediário/avançado... ninguém termina um curso fluente na expressão oral, muito menos na escrita...

Outro ponto negativo foi que na minha turma especificamente tinham alunos do nível quatro e nível cinco juntos (não havia inscritos suficientes para formar uma turma do nível 5)... apesar de haver um esforço da professora em manter todo mundo ocupado e atender as necessidades dos dois níveis, acho que o conteúdo ficou um pouco comprometido...

E agora, o que pretendo fazer? Bom, quero aproveitar o verão e não ter aulas à noite (apenas uma escola da CSDM oferece cursos de francês em tempo parcial à noite... e  a escola fica ultra fora do meu caminho)... ainda não sei onde farei o nível 6... muito provavelmente o William-Hingston não vai oferecer o nível 6 por falta de demanada... tenho a opção de fazer no Pauline-Julien, que é até mais perto de casa... mas ainda não sei... quero ver opções na UdeM antes de decidir... e como a empresa reembolsa meus gastos com francês, talvez gastar um pouquinho mais num curso que foque mais a escrita seja uma opção interessante...

Enquanto isso, quero ver se encontro algum outro curso/atividade/sei-lá-o-quê, de preferência 1-800 para fazer em francês... estava com muita vontade de participar do Les mots partagés, mas o programa foi encerrado... :(

Fiquem com fotenhas da festa de encerramento do curso no Parc Jarry... rolou até partida de futebol (e eu joguei!! hahaha!! Culpa da Silvie, que estava com vontade de jogar, mas com vergonha de jogar com os meninos...  eu, que sou meio sem vergonha, entrei na dança... e levei uma bolada super forte na cara... para aprender que futebol e Juliana não combinam... jamais!!

Coleguinhas de curso... nessa mesa você encontra: canadense da columbia britânica, bulgaro, salvadorenho, filipina, mexicana, paquistanês, colombiano e brasileiro... uma mistura cultural bem interessante!! 
:)

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP