domingo, 3 de julho de 2011

Musée McCord...

Hey peeps!

Já que o curso de francês acabou, resolvi que uma das coisas que eu quero aproveitar durante o verão é a entrada gratuita que alguns museus oferecem às quartas-feiras (normalmente das 17h até o fechamento)... o museu desta quarta (29.06... outro post atrasado), como o título já diz, foi o McCord.

E minha gente, que museu bacana!! Vi 4 exposições e todas foram bem interessantes...

A primeira, 90 Treasures, 90 Stories, 90 Years, celebra o aniversário de 90 anos do museu com 90 itens selecionados de seu acervo... fiquei bem impressionada...


O quilt mais antigo das Américas...
Um estudo de George Back (1800 e poucos) sobre Auroras Boreais...

Vista de Montréal em... não tenho idéia... esqueci de anotar... :(

Foto do William Notman de 1800 e alguma coisa... na verdade uma composição... cada pessoa foi fotografada individualmente e depois de tudo montado, foi colorida... 

Camisa do Maurice Richard... feita de tricot, e super pequena (junção do tamanho do jogador e da ausência da proteção que se usa hoje em dia)... 
Outra coisa legal: uma vez por mês o museu convida um artista montréalais para falar sobre algumas das peças... e eu tive a sorte de, sem querer, ir bem num desses dias... A artista? Fotografa Heidi Hollinger que também apresenta este programa aqui na TV5 (Ports d'Attache). Agora fiquei curiosa para voltar no dia 20.07 para ver o que Melissa Mongiat e Mouna Andraos (criadoras do 21 Balançoires) escolheram...

A segunda exposição Simply Montréal: Glimpses of a Unique City, também é bem interessante... montra um pouco da vida de Montréal nos antigamentes... o que mais me impressionou  foi o comércio de gelo feito a partir das águas congeladas do São Lourenço... hehehe... sério... a forma como eles cortavam o gelo no rio, transportavam blocos enormes pela cidade e na fábrica iam cortando e cortando até ficarem do tamanho dos nossos cubinhos de gelo me deixou meio em choque (sim, eu sou facilmente impressionável... haha)

A serrinha para cortar o gelo no rio... 
Outra obra mó legal é o Panorama de Montréal feito pelo fotógrafo André Cornellier. O painel, composto por mais de 1300 fotos 20x30cm, é uma visão de 360º da cidade a partir de uma fábrica na 222 Dominion Street... infelizmente, foto nenhuma que eu tirei do celular vai mostrar a beleza do negócio... o panorama, que começa na primavera e termina no inverno, é uma homenagem a um outro panorama feito em 1896 pelos estudios Notman*... 

A inspiração... o primeiro panorama de Montréal...
O panorama de André Cornellier...
 
 * O Museu tem um acervo incrível só de fotos e parafernalhas fotográficas do William Notman e de seu estúdio... fiquei maravilhada!! Acho tão triste que no Brasil quase não se conseguiu preservar esses tesouros... e aqui tenho que dizer que parte da culpa é do clima...

Por fim, uma exibição menor, The Indian Act Revisited... arte contemporânea... artistas indígenas... uma visão bem interessante sobre o Indian Act. Confesso que aqui faltou um pouco de conhecimento meu a respeito do Indian Act, mas acho que essa é uma das razões que me faz gostar tanto de museus... incita o aprendizado... me faz conhecer mais, especialmente aqui... acho extremamente importante conhecer a história, as leis, a cultura, para ter o que conversar com os canadenses... um exemplo bem besta: na festa do Canada Day, a apresentadora, ao anunciar um dos músicos disse: 'she's from the maritimes, she's red haired but she's not who you're thinking of' (ou algo muito próximo disso).. eu olhei para a cara da amiga e perguntei: 'Huh?', amiga respondeu: : Anne of Green Gables... e eu: "Aaaaah...." (já ouvi falar, mas nunca li...)... é o tipo de coisa que acontece muuuito comigo... e olha que eu me considero uma pessoa relativamente antenada... :/ Enfim, faz parte do processo de imigrar...

Acho que disse tudo que tinha para dizer... Musée McCord é show! Vale a pena ser visitado!

:)

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP