domingo, 10 de julho de 2011

Notre pays, notre Parlement...

Eu não vejo a hora de ser cidadã canadense e poder votar! O que é estranho, já que no Brasil odiava ter que ir às urnas... ok, não confesso que não é tão estranho assim quando se trata de eleições no Brasil, não é mesmo? hehe

Só que aqui tudo é muito diferente (podia escrever um post só sobre isso... tenho achado esse ponto da adaptação complicado - pois é... para mim o complicado de imigrar não é a comida, não é o prédio de papel, é não ter lido Anne of Green Gables na infância, é são saber muito bem quem é Louis Riel, é entender pq aqui as pessoas votam muito mais no partido do que no candidato - o que explica a eleição da Ruth Ellen Brosseau, que não fala francês fluente, era assistant manager de um bar e passou parte da campanha em Las Vegas)... e penso ser importante começar desde já (comecei já no Brasil, para falar a verdade) conhecer a história, sistema de governo e tudo o mais que eu considero importante para ser uma cidadã consciente por essas terras...

E aí que numa das minhas idas a Ottawa eu peguei uma brochurinha bem interessante chamada Notre pays, notre parlement no centro de informações turísticas em frente ao Parlamento e acabei de descobrir que a mesma brochura está disponível aqui em versão pdf. Fiquem também com o link da página do Parlamento sobre o livreto.

O livreto é destinado a estudantes de français langue seconde (existe também uma versão em inglês, mas eu não me dei o trabalho de procurar... sorry!) e explica de forma bem didática o funcionamento do parlamento. Como  gostei bastante do conteúdo (ainda não terminei a leitura, mas numa olhada bem geral, vi que eles cobrem bastante coisa), resolvi divulgar.

Para mim, é mais uma forma de tentar entender um pouco mais dessa terra, onde eu me sinto tão em casa, mas que, nesse aspecto específico, me faz sentir um belo alien...

:)

1 comentários:

Georgiana 14 de julho de 2011 às 11:01  

eu tive aula de todo o sistema político canadense durante o curso do MICC. Bem interessante.

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP