sábado, 25 de junho de 2011

Fête National du Québec...

Brincadeiras à parte com os bonecos que não são os de Olinda, com o cavalinho que não é bumba meu boi e com a bateria (que só tinha 1 brasileiro! Valeu Ellen pela informação!! Gostei mesmo de saber!), achei a Fête National muito, mas muito xôxa... e não foi por conta da chuva...

Não sei exatamente o por quê, mas esperava mais... queria ver o Vieux Port decorado, as principais avenidas cheias de bandeiras e de azul e branco... não tinha absolutamente nada... e, para uma nação (sim, o Québec é uma nação, mas não acho que ele deva ser um país - e não, não quero discutir o meu ponto de vista sobre o separatismo) que cria um hino como o Ô Kébèc, que se muda no Canada Day, que repete ad nauseum a história do québecóis sofredor na mão dos anglófonos, a Fête National seria a data ideal para propaganda, não? Aparentemente não...

Eu basicamente vi o desfile de bonecos e passei um tempinho no Parc Maisonneuve... no desfile fiquei sentada na arquibancada (e devo ter aparecido algumas vezes na TV... kkkk). E essa experiência por si só foi interessante... televisão é uma merda em tudo quanto é lugar... primeiro pq o diretor jogou a imigrantaiada toda para a parte alta e deixou os quebécois na frente, perto das câmeras... como quase ninguém tinha bandeirinha, do nada surgiram várias, junto com balões para as crianças (único momento 'propaganda' que eu presenciei) e vira e mexe o diretor gritava para o povão animar... deve ser a mesma coisa fazer parte da platéia do Domingão do Faustão...

Mas o desfile em si foi legal (eu adoro essas paradas... St-Patrick e Nöel, por exemplo... mas nem todos gostam... elas não são ultraanimadas, eu pessoalmente acho que falta música e, se alguém for esperando algo como um carnaval brasileiro, aí a decepção vai ser maior ainda... hehehe) É programa bem família, para o meu lado senhorinha.

Os bonecos representam figuras locais como:

Jacques Cartier
Maisonneuve
Papineau
René Lévesque
E também outras figuras queridas pelos québécois como:

Louis Cyr que, a seu tempo, era o homem mais forte do mundo (aprendi isso com Paul)

Maurice Richard
Fora bonecos, muita gente (adolescentes, em sua maioria) vestindo trajes típicos e mostrando um pouco da cultura local... 





]
Estou oficialmente com saudade do inverno... detesto chuva...
Depois do desfile, as festividades continuaram no Parc Maisonneuve... muita opção de comida, música québécoise e bastante gente, mesmo com a chuva!

Uma das poucas alterações visuais que eu vi por conta da Fête... 

Eu fui!! E depois fico me perguntando pq gastei meu rico dinheirinho... hehe...
Queria ter assistido os shows da noite, mas tinha Cirque du Solei para ir...

:)

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP