sexta-feira, 24 de junho de 2011

Respondendo algumas questões...

Bom, às vezes eu recebo perguntas sobre imigração de pessoas com perfil muito próximo ao meu, e que seguem o blog... Como recebi algumas perguntas, e acho válido deixar aqui publicado, resolvi fazer um Q&A com as perguntas que mais são feitas a essa que vos escreve...


Como é o mercado de trabalho para uma pessoa que é bacharel em Direito?
Honestamente, não sei... eu não trabalho na área, e, na verdade, não cheguei a procurar realmente algo ligado ao direito... mas, em linhas gerais, as exigências para a grande maioria (mais de 90%) das vagas em direito é francês fluente, tanto no oral quanto no escrito, e é um frances que fancisação nenhuma vai te dar... boa parte das vagas também pedem inglês fluente (oral e escrito)... nunca vi uma vaga que pedisse apenas o inglês fluente, ou mesmo inglês fluente e francês male má... 


Como se faz a equivalência? Quais são os documentos necessários para equivalência? 
Se for a equivalência do MICC (equiparação dos estudos, ou seja, do bacharelado / mestrado / doutorado), recomendo o site oficial. Eu ainda não fui atrás da minha equivalência e quando for, pesquisarei nesse link os procedimentos, taxas e documentos que precisarei levar. A equivalência do MICC é importante para quem não quer advogar, mas quer um emprego público que exija uma formação específica em direito (bacharelado, por exemplo).


Se por equivalência quer se falar da Ordem dos Advogados (no Québec, o Barreau), o buraco é ainda mais embaixo... hehehe... eu fiz um post em 2009 (ui, já faz tudo isso??) com um resumão... mas obviamente ele já está desatualizado (e eu não tenho interesse em atualizar, sorry!!)... novamente, recomendo ir diretamente à fonte (ou à página do Barreau específica sobre admissão permanente de um jurista estrangeiro). Eu sei que a página está em francês (o pdf da 'demande' tem todas as informações em inglês também), mas, conselho de amigo, se há interesse em imigrar e se manter na área jurídica, e mais, ser membro do barreau, vc tem que ter pelo menos um francês bom o suficiente para ler essa página (eu, por exemplo, leio o que está lá, mas não considero meu francês bom o suficiente para estudar direito em francês)... para ser membro vc passa, inclusive, por um exame de proficiência em francês, obrigatoriamente... para quem quer advogar, focar no francês é essencial, e aqui a minha opinião pessoal, é importante focar ainda no Brasil... e mais, focar no francês escrito também... 


Advogados/bachareis em direito devem considerar fazer um curso técnico em uma das áreas carentes de profissionais?
Hummm... não sei... vai de cada um, não? Eu quero voltar a estudar, mas não necessariamente fazer um técnico na área juridica (para ser technicien juridique ou secrétaire juridique) ou mesmo algo que está em demanda... eu nunca seria uma boa enfermeira, por exemplo (às vezes acho que seria uma boa médica, mas o caminho a se percorrer não me anima... hehehe)... Ressalto também que demanda é uma das faces da moeda... vi gente de área em demanda, que recebeu CSQ prioritário em área que não precisa de equivalência e que está com dificuldade em encontrar emprego na área, não pq não existam vagas, mas pq os RHs aqui são devagar quase parando... Meu exemplo: fiz uma entrevista excelente, para uma vaga perfeita, e recebi uma resposta 3 (!!!) meses depois!! Isso pq fiz meu dever de casa e pedi feedback sobre a vaga algumas vezes depois da entrevista... Infelizmente essa é uma realidade muito comum por aqui, e que palestra nenhuma do BIQ menciona... hehehe...


A formação jurídica dá base para conseguir um emprego aqui?
Eu consegui, conheço alguns advogados que conseguiram, não vejo pq outros não conseguiriam... Óbvio que, no caso do meu emprego, que é bem administrativo, foquei o CV nos aspectos administrativos da minha experiência e não omiti minha formação... acho que a boa dica é sempre modelar o CV de acordo com o que cada vaga pede... 


Tenho chances de conseguir o CSQ? 
Só a avaliação on-line do BIQ te responde isso... a dica: preencha primeiro com a sua situação atual, se o resultado for negativo, brinque com as variáveis (aumente o nível de francês, de inglês, coloque uma viagem ao Québec) até o resultado ser positivo para ver onde focar... Meu caso (ressalto que a pontuação mudou): advogada, uns 4 anos de experiência (os estágios foram todos contados), inglês fluente, francês básico (tinha mais de 300 horas de francês, parei no avançado 2 da aliança francesa, mas como minha expressão oral é um lixo, resolvi ser zelosa) - a primeira vez que fiz o teste não era formada e não atingi a pontuação mínima à epoca, brincando com as variáveis já fiquei sabendo na mesma hora que com o diploma atingiria a pontuação mínima... e aí fiquei contando nos dedos os dias para a formatura... hehehe... tudo bem que no dia do baile mamis foi internada e toda a questão do câncer deixou a imigração em banho-maria, mas isso é outro assunto... ;)


Recomendo muito o site do BIQ em SP... site oficial, com muita informação... acho que é o primeiro passo para saber sobre imigração para o Québec.


Como está o processo de imigração agora?
No Brasil? Não tenho idéia, mas acho que a fase federal está bem demorada... 1 ano de espera, mais ou menos... mais uns 3 a 6 meses de espera pela fase do Québec... paciência é a palavra chave...


Vale a pena investir?
Tenho medo desse tipo de pergunta... hehehe... imigrar é uma experiência pessoal e intransferível! Para mim, imigrar está valendo! Gosto do que tenho vivido aqui, pessoalmente e profissionalmente. Para outros não vale...  conheço quem chegou na mesma época que eu e que já voltou para o Brasil... A razão? Expectativas que não se cumprem (nem sempre é fácil encontrar um emprego, por exemplo)... saudade do que ficou no Brasil... n outras coisas... 


Infelizmente, não existe receita do sucesso... se preparar bastante ainda no Brasil ajuda, mas não é tudo... digo mais, se preparar muito* pode ser até frustrante... parece incongruência, mas o Québec pede imigrantes qualificados, mas está muito mais preparado para receber refugiados ou imigrantes que não falam um oui, e que estão dispostos a viver de ajuda do governo por anos e anos (ajuda essa que é mínima, by the way)... 

Bom... acho que é isso... espero que deixar aqui no blog as minhas respostas às perguntas mais frequentes que recebo ajude!

:)

* Não existe 'se preparar muito' para as línguas, ok? Quanto melhor o francês e inglês, mais fácil a integração! Seja via estudos ou via mercado de trabalho... 

2 comentários:

Katarina Tavares 28 de junho de 2011 às 15:35  

Oi Juliana! Tava dando uma olhada nos blogs dos brasileiros daqui de Montréal e vi o seu. Gostei bastante do seu blog, justamente pq vc dá um foco diferente, ao invés de ficar falando de processo de imigração vc fala de como é a vida aqui. Tou aqui a pouco mais de 8 meses e tb sou da área de Direito e vou fazer "revalidação" aqui (voltar pra facul.. hehehe). Fico curiosa pra saber como tá sendo a experiência das outras pessoas aqui e de repente ver umas dicas de como melhorar minha própria adaptação. Vou continuar lendo seu blog!
Abraço!

Jac e Ane 5 de julho de 2011 às 06:47  

Olá,
achei seu bolg e achei bem legal!!
Estamos no comecinho do processo, vamos iniciar as aulas de frances ainda e confeço que temos receio do Canadá/Québec fecharem as portas... Pretendemos dar inicio em junho de 2012.
Vou adicionar o seu blog no meu para acompanhar e te seguir!
Abraços

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP