domingo, 25 de abril de 2010

Dinheiro, pra que dinheiro...

Hey peeps!

Depois de n posts sem falar de utilidades públicas para quebe-quases, resolvi criar vergonha na cara e preparar um postzinho sobre uma das coisas que tenho pesquisado por aí... a questão do crédito no Québec! Confesso que esse é um assunto que ainda não domino bem e tenho certeza que é uma coisa que só um tempo de Québec é que deixa a pessoa mais inteirada no assunto... mas agora, pelo menos, não sou mais tãooo leiga assim... ;)

Bom, o que me levou a escrever este post foi encontrar este site de uma campanha de 2009 da CACQ (Coalition des associations de consumateaurs du Québec):


O site é bem bacana e tem bastante diquinhas (algumas super óbvias de como economizar e evitar endividamentos) e também tem algumas informações sobre o famoso dossier du credit que é o meu bicho papão (e de vários imigrantes também, já que existem muitas diferenças nesse aspecto entre o Brasil e o Canadá). Realmente tenho muito medo de fazer alguma coisa e, sem saber, manchar o meu histórico de crédito... levando em consideração que o Canadá é um país super rigoroso em termos de política de crédito (e essa é uma das razões para ele não ter sido tão afetado pela crise como os EUA - os juros são baixos, mas ter um financiamento aprovado não é para qualquer um, como era nos EUA), ter um histórico ruim pode impactar negativamente os meus planos de um dia ter uma casinha no Canadá (pq, hello, não é só quem casa que quer casa!)...

Anyways, esse site me fez lembrar do verdadeiro crème de la crème em termos de explicação sobre o dossier de credit...  é a publicação Comprendre votre dossier de credit et votre pointage de credit da Agence de la consommation en matière financière du Canadá (ou Finantial Consumer Agency of Canada para os anglófonos). Na minha humilde opinião, este guia é um 'must read' em termos de dossier du credit e da pontuação de crédito! Tem, inclusive, um modelo de dossier da TransUnion e da EquiFax para entendermos quais informações e como elas são divulgadas... eu, que sou uma adoradoras desses pdfs dos órgãos públicos canadenses, gostei bastante de ter encontrado mais essa utilidade!!

Infelizmente para vc, querido leitor, eu não sou o tipo de pessoa que faz resuminho... nunca fui, nem na escola... então, meus post de utilidades sempre se resumem a indicar alguma fonte interessante de informação... até pq morro de medo de alguém tomar um eventual resumo meu, humano e cheio de falhas, como verdade (estou me achando a formadora de opinião!! hehehe) ... então, ficam as dicas!! Enjoy!!

:)

3 comentários:

P 26 de abril de 2010 às 10:41  

menina, mega utilidade pública! valeu mesmo, vou dar uma boa futucada. é o tipo de coisa tabu!
:P
todo mundo quer saber e pouca gente realmente pergunta. eu, como você, também quero casa com ou sem casamento! rsrsrsr

bjus

Alice no País das Maravilhas 26 de abril de 2010 às 15:26  

Valeu pela dica! Essa é uma das coisas que temos que ficar de olho e mudar o estilo de vida brésilienne.
Aqui, minha conta corrente é uma loucura, já que ganho por projeto... às vezes tá linda, com gerente do banco ligando pra oferecer coisas; na maioria das vezes tá paraaadaaaa, com gerente de banco tentando fingir que eu não existo! *rindo*
Se for assim em chez nous, nunca vou comprar nada à crédito, nem carro!

patitando 26 de abril de 2010 às 19:13  

Oi Ju, adorei a dica...
Eu vou dar uma investigada nos links, porque quero muito entender esse negócio de histórico de crédito!

bj!

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP