sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

MICC, primeiras impressões...

Bom, agora que eu já passei pelo meu rendez-vous d'accueil no MICC, posso dar minhas primeiras impressões...

Sim, já tem quase um mês que estou aqui e só hoje fui no MICC... uma das desvantagens de ter chegado no fim do ano, via Toronto foi essa... liguei para o MICC ainda em dezembro e pediram para ligar de volta para marcar o rendez-vous depois de 5 de janeiro... com tantos dias sem atendimento, fiquei uns 2 dias tentando ser atendida... e quando fui, o rendez-vous foi marcado para hoje, dia 13...

Anyways... hoje fui lá, e gostei bastante da minha agente d'accueil...  ela sacou bem rapidinho que eu não era um ser sem noção de absolutamente nada e passou rápido pela parte dos documentos básicos (ainda bem... pq não ia ter saco de ficar ouvindo sobre SIN, assurance maladie e a necessidade de abrir uma conta bancária.... hehehe)... ela me inscreveu na palestra sobre o mercado de trabalho québecois (mas detalhes na próxima semana, já que as palestras começam no dia 17), autorizou a inscrição na francisation (mas disse que o que eu busco dificilmente vou encontrar na francisation, que seria mais interessante fazer  os cursos de francês na universidade e pedir pret et bourse - aqui eu abro um parenteses para dizer que, em parte, concordo com ela... mas tenho que dizer que, se é para viver de pret et bourse e começar a fazer dívida com o governo, que seja para um mestrado, que é uma das coisas que penso em fazer... e não para um certificat de línguas, que para mim seria o meio para um fim...)

Ainda dentro da conversa trabalho/língua, ela me entregou os formulários para fazer a equivalência do meu diploma... e disse que no meu caso, apesar de não ser preciso para os estudos, é essencial se eu quiser ir para a área pública (já sabia disso, mas é o tipo de coisa que vale salientar...).

Ela falou também um pouco sobre o imposto de renda (como cheguei em dezembro, tenho que declarar logo mais meus 14 dias de residente permanente em 2010...) e indicou algumas ONGs que fazem a declaração com custo bem acessível... além disso ela me deu o formulário para solicitar o 'crédit pour la TPS/TVH'... confesso que esse crédito eu não conhecia... ponto para a agente! hehehe

O fato é que, para quem faz o dever de casa no Brasil e pesquisa bastante antes de chegar, esse rendez-vous d'accueil não acrescenta muita coisa, mas sem ele não tem inscrição na francisação, palestra de integração ao mercado de trabalho e rendez-vous com um conselheiro de emprego (eu já tenho a minha, não ligada ao MICC, mas isso é assunto para outro post...)... o fato de ter chegado com a expectativa lá em baixo, fez com que eu saísse de lá satisfeita... agora estou correndo atrás da inscrição da francisation (a agente não entregou formulário nenhum e deu as instruções para fazer a inscrição pela internet... fiz isso hoje mesmo, entreguei um documento que eles solicitaram e agora é esperar a análise do meu dossier... quando tiver mais novidades, conto aqui!) e de um emprego...

:)

2 comentários:

Anônimo 15 de janeiro de 2011 às 23:20  

Muito bom Juliana.
Uma perguntapara o Q&A..Essa equivalência do diploma é aquela que podemos começar aqui no Brasil né?! Interessante saber que é necessário para o serviço público!
=)

AnaCarol 20 de janeiro de 2011 às 02:01  

je me fala o esquema do conselheirode emprego?!

to querendo.. eu ligo pra onde?! e digo: oi quero um job?!!!
help!

mas vc esta uma superinformate dos imigrantes hein!

bjusss

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP