domingo, 23 de janeiro de 2011

S'adapter au monde du travail québécois...

Como eu falei em algum post por aí, semana passada eu fiz o curso 'S'adapter au monde du travail québécois' e quero deixar aqui um pouco das minhas impressões...


Eu fiz o curso no 'CITIm - Clef pour l'intégration au travail des immigrants' e achei ele, em geral, bacana... óbvio que, para quem pesquisa antes de vir pra cá, muuuita coisa é repeteco de pesquisa (diria uns 70% ou 80%), mas eu confesso que esses 20% de informações novas são bem importantes e, algumas delas, colocadas em prática, já me deram alguns resultados... e tem a segunda coisa importante nesses cursos, conhecer gente nova, de diferentes culturas... acho isso bom demais! Na minha turma predominavam os francófonos do Magreb, mas tinha gente de Mali, Haiti, Colombia, Congo, Republica Dominicana, Irã, China, enfim... uma salada cultural bem interessante... 

E vou dizer que, em termos de preparação, os brasileiros saem na frente... grande parte do que se falava era novidade para a maioria do pessoal que estava lá... inclusive boa parte deles não sabia nem que tinham assinado a 'Déclaration sur les valeurs communes de la société québécoise'... muito feio... enfim... gostei muito das minhas tutrices, ambas imigrantes da França e que estão aqui faz tempo... ambas com aquele humor francês que eu adoro (e, pelo que percebi, apenas eu dava risada das piadinhas... hehe)... adorei que uma quebeca de souche do MICC estava assistindo ao primeiro dia do curso e adorei ver as reações dela a certos comentários da tutrice (pq, convenhamos, o olhar de quem vem de fora é bem diferente do olhar de quem nasceu e passou toda a vida aqui)... adorei perceber as diferenças culturais dos meus colegas de curso e fazer amizades com pessoas tão diferentes... enfim... gostei... mas talvez a maioria não goste... se vc vai esperando muuuita informação nova, muitas dicas novas, acho que é desapontamento na certa... afinal, o foco do curso é te dar os instrumentos básicos para se adaptar à cultura e ao mercado de trabalho e boa parte do básico já está na internet... 

:)


0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP