quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

NDG

Chegou a hora de eu falar um pouco sobre NDG... como eu disse antes, tecnicamente, eu moro em Hampstead... mas, por conta das características da cidade, todo o comércio eu acabo fazendo em NDG, o que não é um problema, já que é só atravessar a rua! hehehe

Antes de começar quero deixar registrado um 'disclaimer'... hehehe...
- O que eu coloco aqui são as minhas experiências, ok? Acho que ninguém deve usar as experiências alheias como porto seguro... blog não é fonte fidedigna de nada nessa vida...
- NDG é enooorme... existem vários microregiões dentro do arrondissement (isso vale para todos os arrondissements de Montréal) com diversos perfis... o que eu conheci até agora é a região mais próxima da autoroute Decarie entre Westmount e o Parc de la Confederation (Acho que a divisa com Westmount é a Ave. Claremont... põe no Google Maps para ter uma idéia)...  fora disso, não tenho muita idéia do que seja o restante de NDG...
- Já vi gente reclamando de NDG pq tem muito imigrante (oi? estamos em Montréal... onde não tem muito imigrante??)... confesso que até agora, nessa região citada, não vi guetos... mas como não conheço tudo, não dá para generalizar...

Bom... a primeira coisa é falar das principais ruas... fora a Boulevard Decarie, das ruas que cortam o bairro de Norte à Sul, poucas são as com comércio... a grande maioria nem muito trânsito de veículo tem (exceção é a Girouard, residencial, mas com uma circulação de veículos bem intensa)... nessas ruas o mais comum são os duplex... vejam só:





Talvez seja a neve, mas das ruas mais próximas à Westmount até mais ou menos a Melrose, as ruas tem mais ou menos a mesma cara... hehehe... Depois disso, perto do Parc de la Confederation, as casas mudam um pouco de cara (sorry, mas não tenho fotos... existe o Google Street View pra quê, né?)

Apartamentos nessas ruas são poucos... os que existem (e existem muitos!), ficam na esquina ou muito próximos das esquinas com as ruas de comércio... e quais são essas ruas? A Sherbrooke (metro Vendome), a Monkland (metro Villa-Maria), a Côte St-Luc (mas o comércio nela é menor) e o Chemin Queen-Mary (metro Snowdon)... essas ruas também são muito bem servidas de ônibus... ou seja, morando próximo de qualquer uma delas, vc não vai ter problema para chegar ao metro...


Sherbrooke, esquina com a Decarie (autoroute)
Sherbrooke, perto do metro vendome, sentido NDG
Sherbrooke,cruzamento com a Claremont, o que vocês estão vendo já é Westmount... 
Sherbrooke, esquina com a Claremont, NDG...

 Confesso que não ando muito pela Sherbrooke, mas alí tem, além de uma variedade bem grande de lojas (em Westmount elas são mais chiquetosas, com certeza), o Parc Notre-Dame-de-Grâce, com direito a parc à chien e rink de hockey para crianças e ados...

Parc Notre-Dame-de-Grâce

 Indo para a parte mais alta, chega-se na Monkland... a rua mais chiquetosa de NDG... especialmente no que diz respeito à comida... ali tem filiais do Première Moisson, Au Pain Doré, St-Viateur, e uma série de restaurantes e pubs... sou fã confessa da Monkland Village (microregião que abrange a Monkland, da Decarie mais ou menos até a altura do boulevard Grand...)

Não tenho fotos da Monkland... sorry!

Depois da Monkland, outra rua de movimento é a Côte St-Luc... ela está entre as estações Villa-Maria e Snowdon... por ali tem muitos apartamentos, mas o comércio é bem menor...

Côte St-Luc

E, para terminar, tem a Chemin Queen Mary... o comércio aqui é bem misto... existe agência de tudo quanto é banco (menos HSBC...), restaurantes, luthier (e não, não toco violino ou outro instrumento da família... mas acho tão bacana morar perto de um luthier...) 

Esquina com a autoroute Decarie... sentido metro Snowdon...
Onde começa o comércio da Queen Mary... divisa ou perto da divisa com Hampstead...

 E, dentro dessa região que eu falei você também encontra:
- YMCA;
- Biblioteca Notre-Dame-de-Grace;
- Vários supermercados... que eu me lembro de cabeça, tem Metro, Provigo e Esposito (fora os diversos mercados pequenos e fruteries);
- Piscina pública e parc à chien no Parc de la Confederation;
- Coop la Maison Verte;
- Lojas de produtos naturais;

E mais um monte de coisa que eu ainda não sei... hehehe

E, agora sim, para finalizar, fica a fotenha da Nina no parc à chien do Parc de la Confederation:



Ah, o último detalhe... toda essas fotos foram tiradas em passeios à pé... obviamente não iria à pé do metro Vendome até minha casa todos os dias, mas bater perna no inverno não é um bicho de sete cabeças...

E agora sim, o último detalhe... provavelmente deixei passar muita coisa, então, quem quiser pode usar o comentário para fazer perguntas... prometo que faço um post de follow up...

:)

4 comentários:

Anônimo 13 de janeiro de 2011 às 10:48  

Muito bom Juliana! Tenho adorado seus posts sobre os bairros. Já que vc falou que vai responder, qual é o metro que vc utiliza nessa região? Vi que vc falou de várias estações para cada área...
Acho que vc está muito bem localizada!! E com certeza será uma opção para nós.
Merci beaucoup e bonne chance!!!

Anônimo 13 de janeiro de 2011 às 13:16  

Muito legal!
Me interessei pela região da Monkland! Legal.
Bjs

ps: onde que você coloca a opção aqui nos comentários para "Enviar por e-mail comentários de acompanhamento para" ?

Bjs

Camila 19 de janeiro de 2011 às 21:47  

Oi Juliana. Td bem? Eu morava entre NDG e Westmount, bem na frente do metro Vendome... vendo suas fotos e comments eu fiquei com mais saudades ainda. Essa região q vc escolheu pra morar eh msm mto boa, varios amigos moravam por ai tb. Espero q esse primeiro mês de imigrante esteja sendo td o q vc esperava. E boa sorte aí na busca por um emprego. Beijao!

Camila 19 de janeiro de 2011 às 21:49  

a tonta aki esqueceu de assinar... é a Camila q ficou na homestay da Nadia Battani. :)

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP