quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Eu li...

The Year of The Flood da Margaret Atwood...

Eu sempre quis ler Margaret Atwood... faz tempo que The Handmaid's Tale está na minha listinha e The Year of The Flood entrou na lista depois que eu ouvi um podcast do programa 'Q' com a Margaret Atwood... a curiosidade foi tamanha que, chegando aqui, e querendo ler um livro de um autor canadense, The Year of The Flood passou na frente do The Handmaid's Tale, do Farley Mowat e do Mordechai Richler...

E gostei bastante! Não é o melhor livro que li na vida, mas valeu a leitura. O começo é bem confuso, e, minha opinião, a confusão é proposital... a estória se passa num futuro pós catastrofe (uma 'waterless flood' profetizada pelos 'God's Gardeners' - um grupo religioso anti-consumo - que acaba com a civilização)... com direito a flashbacks que contam a trajetória das personagens principais, Toby e Ren, dos 'God's Gardeners' e dessa sociedade...

Eu, que gosto de uma sociedade distópica, adorei esse mundo criado pela Margaret Atwood... um mundo pré-catastrofe dominado por empresas como a CorpSeCorps que detém o poder de polícia depois que os Estados faliram e privatizaram a segurança pública... onde a bio-engenharia chegou ao ponto de criar novas espécies como liobams (meio leões, meio cordeiros), rakunks (meio racoons, meio skunks), porcos com inteligência quase humana e cães ultra-predadores...

E, só pra terminar, tenho que dizer que as práticas dos God's Gardeners lembram muito o movimento freegan, com um toque de religião, e (o que sempre me fazia sorrir, by the way) com direito a santos bem interessantes como Chico Mendes, David Suzuki, Farley Mowat, Dian Fossey, entre outros preservacionistas...

Enfim... gostei do estilo da Margaret Atwood... a ponto da vontade de ler The Handmaid's Tale ter aumentado e de ter incluído Oryx and Crake na minha lista... Oryx and Crake não é sequencia, mas a narrativa se passa no mesmo tempo-espaço que The Year of The Flood, alguns personagens aparecem em ambos os livros e, pelo que entendi, os livros se complementam...

E, como já estou com o Never Let Me Go do Kazuo Ishiguro reservado na biblioteca, estou pensando em tantar manter o tema 'distopia' nas minhas leituras de 2011... momento propício para tentar ler Fahrenheit 451, Laranja Mecânica, A Revolução dos Bichos e 1984...

:)

P.S.: Se quiserem saber mais sobre o livro, acessem o site!

3 comentários:

Wilson (Johnny) 9 de fevereiro de 2011 às 19:23  

Não se esqueça do "Admirável mundo novo"!

Apoema 9 de fevereiro de 2011 às 22:59  

Eu fiquei aguçada pelo livro que vc leu, acho que eu gostaria de ler. A Revolução dos Bichos e 1984 são magníficos!!!Amei a ambos!!! Concordo com a indicação de Johnny pq Admirável Mundo Novo é muito bom!!

Juliana 10 de fevereiro de 2011 às 01:49  

Oi Johnny, Oi Apoema!

Obrigada pela visita e comentário!

Admirável mundo novo não entrou na lista pq eu já o li... ;) E, realmente, é um livro muito bom!!

Abraços!

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP