quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

La bibliothèque de... Christiane Charette

Não querendo cair na mesmice, mas já caindo... esse é mais um post 'baba ovo' da Grande Bibliothèque... e da Christiane Charette...

Quem lê o blog (e tem boa memória) já sabe que eu sou fã da Christiane Charette... ouço o programa dela na Radio-Canada há um tempinho considerável e quando vi que ela seria a convidada de fevereiro para o evento 'La bibliothèque de...' que acontece no Auditorium da Grande Bibliothèque, me programei para prestigiar... (vou abrir um parenteses para dizer que, como é de praxe, eu tento ir bunitinha para esses eventos, só que todos os meus esforços são em vão pq sempre chego toda escangalhada... hoje não foi diferente... tomei minha primeira queda invernal e cheguei lá toda descabelada, suja de neve marrom nojenta* e manquitola... o lado bom é que, diferentemente do Brasil, aqui ninguém tá nem aí!!!)

E já digo, Christiane Charette não me decepcionou!! Alguns dos livros que ela indicou já estavam na minha listinha 'to read' (Edith Wharton e a biografia da Patti Smith) e agora posso dizer que já tenho uma listinha considerável de livros em francês para começar a devorar...

Se alguém está curioso, segue a lista de indicações que ela forneceu:

Dominique Bona, Berthe Morisot - Le secret de la femme en noir
Anita Brookner, Les règles du consentement
Anita Brookner, Hôtel du lac
Gil Courtemanche, Je ne veux pas mourir seul
Jean Echenoz, Des éclairs
Julien Green, Les pays lointains
Hervé Guibert, À l'ami qui ne m'a pas sauvé la vie
Yannick Haenel, Jan Karski
Agota Kristof, Le grand cahier
Paul Morand,  L'allure de Chanel
Normal Mailer, Mémoires imaginaires de Marilyn
René Philippe, Sylvie, hôtesse de l'air
La comtesse de Ségur, Les malheurs de Sophie
Laurent-Michel Vacher, Dialogues en ruine
Edith Warthon, Chez les heureux du monde (original em inglês, 'The House of Mirth'
Edith Warthon, Le temps de l'innocence (original em inglês, 'The Age of Innocence')

E, durante o encontro, ela citou mais uns livros/autores:

Colette (eu particularmente tenho Gigi na minha lista... totalmente influenciada pelo musical, by the way)
Why do architects wear black? 
Um livro sobre a Lou Andreas-Salomé que eu não consigo descobrir qual...
Anita Brookner, Regardez-moi
Stefan Zweig, Lettre d'une inconnue
Sándor Márai, Métamorphoses d'un mariage
Annie Ernaux, Passion Simple
Hélène Millerand, Les carnets d'une coquette raisonable
Uma biografia do Rimbaud que eu não sei qual é...
Patti Smith, Just Kids 
Ann Charney, Dobryd


E assim se passou uma hora bem interessante...

Finzinho do encontro... auditório já vazio...

O próximo convidado para esse evento será Claude Corbo, reitor da UQAM... estou curiosa...

:)

* adoro neve... não me importaria em cair na neve branquinha, mas a neve marrom é nojentinha demais... especialmente em downtown... e, uma coisa que me deixou surpresa foi constatar que, se em São Paulo meu sonho de consumo residencial era morar perto da Paulista, aqui eu não faço questão nenhuma de morar perto de onde as coisas acontecem... onde eu estou agora - 20/30 minutos do centro, mais ou menos, de pés ou busão + metrô - está bom demais...

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP