domingo, 13 de março de 2011

Sobre emprego 2...

Algumas considerações...

Confesso não saber muito bem por onde começar esse post... talvez posso começar dizendo que, pela minha percepção, existem dois universos por aqui: o de TI (e talvez aqui se incluam as profissões em demanda que não dependem de ordem) e o resto... o que tenho visto é que, sendo de TI, vc encontra emprego com bons salários (talvez não próximos do que se ganhava no Brasil, no caso dos profissionais com mais experiência, mas bons o suficientes para pagar as contas e viver com uma certa folga financeira) sem aquela dependência do 'perfectment fluent' ou 'perfectment bilangue' que se encontra nas ofertas de emprego de outras áreas... e aqui, tenho que frisar... não estou dizendo que sem saber a língua vc vai conseguir emprego fácil, mas em TI as exigências com relação à lingua são mais 'relaxadas'... não se exige fluência total, mas o domínio da língua deve ser, no mínimo, funcional...

Dito tudo isso, vamos à minha experiência... como eu disse em algum post no passado, postulei, basicamente, para vagas de assistênte administrativo / assistente jurídico, dando prioridade às vagas que pediam um inglês melhor (é a minha realidade)... Bom, encurtando a história, tenho que dizer que acabei conseguindo um emprego em atendimento ao cliente. A razão? Até agora não sei... hehehe... Fiz várias entrevistas, algumas foram muito boas, mas na hora de finalizar o processo seletivo sempre rolava um 'aguarde um contato futuro'... eu aguardava e, por orientação da conselheira de emprego, sempre fazia um follow up, e sempre pediam para eu aguardar... hehehe... até chegar ao ponto de eu desistir (informalmente) da vaga... minha interpretação de tudo isso? Eu preenchia todos os requisitos, mas estavam esperando outro candidato com experiência canadense (ou nativo... vai saber) para preenchê-la... acho que, infelizmente, essa é uma realidade daqui... em áreas que existe oferta de mão de obra local, eles vão esperar pelos locais aparecerem... (depois de ter a famosa experência canadense, quero voltar a procurar emprego nessa área, e ver se o problema era falta de experiência ou de ser canadense... aguardem)...

Vou fazer uns posts quebradinhos sobre emprego, já que, se eu deixar para fazer um post único, ele simplesmente não vai sair nunca...

:)

1 comentários:

Anônimo 14 de março de 2011 às 15:59  

Oi Juliana.
Estou adorando os seus posts. Para nós que estamos na fase de espera do Federal, é muito bom já começar a sentir o gostinho da vida nova. Acho legal vc ser realista, pq assim podemos nos preparar melhor para o que enfrentaremos.
Sobre a primeira experiência, vc pensou na possibilidade de fazer trabalho voluntário?
Também gostaria de saber se vc decidiu fazer a francisação ou algum outro curso de francês por aí. E para ser mais abusada (rsrs), quero muito as dicas que vc comentou antes sobre a procura de emprego, entrevista, cv, etc.
OBRIGADA!!!=)
Sucesso por aí!!!
Bjs, Larissa

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP