quarta-feira, 12 de maio de 2010

Médicins de Famille no YouTube...

Passadinha rápida para informar que a Féderation des médicins omnipraticien du Québec (FMOQ) tem um canal no YouTube com alguns videozinhos interessantes sobre a situação atual da medicina de família no Québec...

Confesso que não tenho muita opinião formada no assunto, a não ser que eu tenho total ciência de que a situação da saúde no Québec (e no Canadá) não é perfeita... ao mesmo tempo, não é a questão da "saúde gratuita e de qualidade"  uma das razões fortes que me fazem imigrar... a verdade é que passei a vida inteira indo a hospitais que se assemelham muito ao que se encontra no Québec (Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo, hello!)... É emputecedor? Óbvio que é... ainda mais quando sua mãe está com câncer e você tem que ouvir que determinado exame que é derterminante para a oncologista prescrever o tratamento só poderá ser feito dentro de alguns meses (coisa que acontece com convênio também, by the way)... mas, por outro lado, minha mãe teve acesso gratuito a quimioterapias caríssimas, coisa que eu, com o meu convênio, não teria (sério... faça uma pesquisa no Tribunal de Justiça do seu Estado com o nome de alguma quimio de última geração (erbitux ou avastin, por exemplo) para você ver o quanto o seu convênio não vale nada na hora que ele teria que valer...

Então, no quesito saúde, se eu conseguir trocar seis por meia dúzia eu estarei feliz (sendo que o meu padrão é o Hospital do Servidor que, apesar dos pesares, eu considero um bom hospital)... pq medo de não ter um câncer diagnosticado precocemente eu já passo aqui, com convênio...

:)

2 comentários:

P 13 de maio de 2010 às 16:19  

o que eu acho bom aqui no brasil, ju, é nossa liberdade de poder fazer a medicina preventiva com o médico da especialdiade xyz desejada. por exemplo, homeopata ou osteopata, otorrino. me parece que é esse o ponto mais fraquinho do modelo québecoise, na verdade, do modelo do médico de família. ele tem outras vantagens, porém, como o médico acompanhar todo o seu histórico de saúde.
quanto a emergências, SEMPRE tenho que esperar, mesmo tendo ótimos convênios aqui na terra brasilis!

Lely 13 de maio de 2010 às 17:47  

Esse negócio da saúde é complicado. Ambos os modelos têm suas vantagens e desvantagens.. Desconfio qnd alguém diz que esperou 12 horas pra ser atendido por um residente no hospital quebecois e que mesmo assim amou e acha mil vezes melhor que a Unimed aqui... Mas enfim!

Aqui em Manaus Rock City tanto com convênio nas consultas preventivas, quanto em caso de emergência eu sempre tenho que esperar!
Não sei bem em outros estados, mas aqui a maioria dos médicos conveniados a plano de saúde não faz consulta com hora marcada e sim "por ordem de chegada". Isto é: vc marca às 9, chega às 8, já tem 5 na sua frente e o médico só chega 9h45 para começar a atender... Eu ODEIO isso, mas pelo menos já estou preparada para longas esperas.

E em caso de emergência, 2x tive que recorrer a um hospital público aqui perto de casa (e quero dizer que nas 2x o atendimento foi bem rápido e eficiente) pois os hospitais do meu plano não tinham um médico de tal especialidade de plantão! (Uma vez foi o ortopedista! Que tipo hospital não tem um ortopedista de plantão?!).

Como você falou, se ficar no 6 por meia dúzia tá bom. :P

O modelo canadense tem espaço para melhorias, mas aqui tb está longe de ser essa coca-cola toda!
:P

abraços,

Lely

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP