domingo, 30 de maio de 2010

Un canadien errant...

Hey peeps!


Não sei se já falei por aqui, mas sou fã de folclore... não só o brasileiro... então, quando eu decidi imigrar para o Canadá, resolvi pesquisar um pouco do 'folklore' de lá... e uma das coisas que me deparei foi 'Un canadien errant', música que eu adoro, linda, e que, portanto, deve ser partilhada... 

Bom, a primeira vez que ouvi 'un canadien errant' foi suuuper por acaso, ao assistir um episódio de 'Canada, a people's history' (já devo ter falado tanto dessa série... mas enfim, ela também é excelente!!)... obviamente, quando eu ouço uma música legal o 'obsessive mode' entra no 'on' até que eu encontre a música em questão... com 'un canadien errant' não foi diferente... o único problema é que até agora eu não consegui encontrar essa versão específica!!! grrrr... mas, como eu achei várias outras versões interessantes, e essa busca me levou a conhecer outras coisas legais, aí vão os meus achados:

- Bom, de acordo com a série, e com uma googlada básica, 'Un canadien errant' foi escrita por Antoine Gérin-Lajoie, após a Lower Canada Rebellion (1837-1839 - lembrando que Lower Canada é o que hoje conhecemos por Québec, em oposição ao Upper Canada, que hoje conhecemos como Ontario), em homenagem aos rebeldes quebecas exilados para a Austrália.

- A música é praticamente um hino québeca e, portanto, tem inúmeras versões... vou colocar aqui as que eu achei mais interessantes...

1) Leonard Cohen
Confesso que não é a minha versão favorita (acho que a culpa é dos mariachis... hehehe), mas como eu adoro o Leonard Cohen, vale a inclusão do vídeo! Até pq rola uma tradução simultânea francês-inglês, imagens (poucas) de Montréal nos anos 70, e menção de meus pseudo-parentes no comecinho do vídeo! ha!

Para ouvir sem a tradução simultânea:
2) Ian & Silvia
Versão dos anos 60, uma das mais conhecidas...


3) Luke Ducet & Melissa McClelland
Tentando encontrar a versão que passou no 'Canada, a people's history', acabei encontrando no YouTube esse videozinho do filme 'One Week' com o fofíssimo Joshua Jackson cantando 'Un canadien errant':



Obviamente a presença do fofissimo Joshua Jackson me incentivou a assistir o filme - voilà o poster:

(tenho uma quedinha pelo Joshua Jackson desde muito antes do Pacey Witter ou do Peter Bishop... ela começou mais especificamente com aquele filminho sessão da tarde de hockey - Ducks? lembro que o nome do time era Ducks... - ok, não me julguem, eu era criança!! hehehe). Filme este que eu recomendo, by the way, ('One Week', só para deixar claro!) e onde encontrei e me encantei com a linda versão do Luke Ducet & Melissa McClelland...

Para quem quer cantar junto, a letra original em francês:


Un Canadien errant,
Banni de ses foyers,
Parcourait en pleurant
Des pays étrangers.
Un jour, triste et pensif,
Assis au bord des flots,
Au courant fugitif
Il adressa ces mots
"Si tu vois mon pays,
Mon pays malheureux,
Va, dis à mes amis
Que je me souviens d'eux.
"Ô jours si pleins d'appas
Vous êtes disparus,
Et ma patrie, hélas!
Je ne la verrai plus!
"Non, mais en expirant,
Ô mon cher Canada!
Mon regard languissant
Vers toi se portera..."
:)

4 comentários:

BrazuCanadá 30 de maio de 2010 às 18:12  

Olá,
Blog adicionado no BrazuCanadá - http://brazucanada.br4it.com.
Continue com ótimos posts e viva o Canadá!!!

P 31 de maio de 2010 às 20:33  

folk é bom demais, mesmo!!! infelizmente o brasil tem vergonha do seu...

Alice no País das Maravilhas 2 de junho de 2010 às 10:06  

Oi Juliana!!!
Obrigada pelos good feelings! :o)

A consulta e os exames foram ótimo, tudo certinho! Agora é esperar ficarem prontos pra mandar pra T&T na segunda-feira.

Sabe a minha aposta? O seu pedido chegará amanhã! Mandinga de bruxa funciona! hahaha

Beijinhos,
Alice

Alice no País das Maravilhas 3 de junho de 2010 às 18:47  

Sobre o churrancão: AHH!!! Non, tu es une amie très chère! Je ne crois pas que tu aime ça! ;oP

E sobre a mandinga da chegada do seu pedido. Ela atrasou por causa do feriadão. Pode culpar nossa cultura cristã! hehehe

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP